Carnaval
em Madureira – Tarsila do Amaral
Em 1924, Tarcila do Amaral esteve no Rio de Janeiro, onde passou o Carnaval. Surpreendeu-se com a ousadia da cultura popular ao deparar-se com uma alegoria de 15 metros, criada como decoração do carnaval de Madureira, como foi noticiado e documentado por fotografia, de uma Torre Eiffel em torno da qual, por uma engenhoca girava um dirigível, homenagem à Santos Dumont. Esta foi a inspiração do quadro em questão, exposto em Paris em 1926, e hoje fazendo parte do acervo da Pinacoteca da Cidade de São Paulo. (Marlon Lima)
A composição Carnaval em Madureira, obra da pintora brasileira Tarsila do Amaral, é uma construção visual, feita a partir de esboços e de experiências vivenciadas pela artista. Não se trata de um registro real. A escolha do título deveu-se à fama do bairro de Madureira, conhecido desde as primeiras décadas do século XX, por suas rodas de samba e blocos carnavalescos tradicionais.
No meio da tela está a Torre Eiffel, enfeitada com bandeirolas coloridas. À sua esquerda, encontra-se um dirigível. Ao fundo, duas enormes pedras remontam às lembranças da fazenda, com várias formações rochosas, onde a pintora viveu sua infância. Tudo isso é transportado para os morros da cidade do Rio de Janeiro, numa linguagem própria, numa mistura de meio rural, urbano e exterior.
Na seu quadro Carnaval em Madureira, Tarsila emprega tonalidades luminosas e mistura temas brasileiros e estrangeiros. As figuras possuem o tom de pele moreno, que se destaca pela uso de roupas coloridas. A vegetação é de um verde luxuriante.
Quase todas as mulheres presentes na composição usam chapéus chamativos de diferentes tamanhos, formas e cores, adereços de Carnaval. Também estão presentes várias crianças. Duas delas ornamentam seu cachorro, prendendo um enorme laço de fita ao rabo do animal, que também faz parte da folia. Uma mulher alta e magra, com muitos colares no pescoço, contrapõe-se à outra, baixa e gorducha, com um lenço na cabeça. Há muitas figuras geométricas na pintura (círculos, triângulos, retângulos, trapézios)
A presença da Torre Eiffel está ligada à França, símbolo de modernidade, país almejado por quase todos os artistas da época. A pintora ali passou vários anos de sua vida. As bandeirinhas aludem à alegria.
Ficha técnica
Ano: 1924
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 76 x 63 cm
Localização: Acervo da Fundação José e Paulina Nemirovsky, São Paulo, Brasil
Ano: 1924
Técnica: óleo sobre tela
Dimensões: 76 x 63 cm
Localização: Acervo da Fundação José e Paulina Nemirovsky, São Paulo, Brasil
Fonte de pesquisa
1. Analise da obra junto com os alunos;
2.Releitura da obra;
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