A PONTA DO MISTÉRIO
Pode ser ruim pensar apenas no presente
Pode ser pouco inconsequente
Não se programar pra preparar um bom futuro
Pode ser um tiro no escuro
Pode ser também que a gente morra de repente
Pode ser um tanto deprimente
Não aproveitar os dias adiando a vida
Pode ser um tiro suicida
Deve ser tão bom levar a vida livremente
Deve ser bastante diferente
Não se acomodar, seguir em frente nessa estrada
Deve ser um tiro de largada.
(Gabriel o Pensador, poeta e cantor brasileiro)
Pode ser ruim pensar apenas no presente
Pode ser pouco inconsequente
Não se programar pra preparar um bom futuro
Pode ser um tiro no escuro
Pode ser também que a gente morra de repente
Pode ser um tanto deprimente
Não aproveitar os dias adiando a vida
Pode ser um tiro suicida
Deve ser tão bom levar a vida livremente
Deve ser bastante diferente
Não se acomodar, seguir em frente nessa estrada
Deve ser um tiro de largada.
(Gabriel o Pensador, poeta e cantor brasileiro)
PARA CONVERSAR:
ESTA POESIA É UM CONVITE PARA A GENTE PENSAR SOBRE COMO VIVER A VIDA.
É POSSÍVEL CONSTRUIR UM ESTILO DE VIDA QUE NOS AJUDE A VIVER BEM?
O QUE AJUDA E O QUE NÃO AJUDA NESTA TAREFA?
- Trabalhar em grupo, com o objetivo de integração e reflexão do tema.
- Cada grupo conversa sobre a poesia e resume sua ideia de viver bem, em quatro frases (duas para cada questão); as escreve em quatro tiras de papel e coloca cada uma dentro de um balão da mesma cor. Enchem-se os balões que ao som de uma música são atirados para cima. Todos se esforçam para mantê-los no ar. Ao parar a música, cada grupo pega quatro balões de cor diferente dos seus, estoura, lê cada frase e a fixa em um painel de isopor. Se desejar, pode comentá-la. Faz-se a leitura final e finaliza-se com uma salva de palmas para o trabalho dos grupos.
PERCA TEMPO
Utilize a poesia de Quintana para fazer uma encenação sobre esse tempo que estamos vivendo: situações de quem vive com pressa e escravo do relógio; de quem vive “matando” o tempo; de quem perde as oportunidades recebidas por não conseguir administrar o tempo que tem; de quem aprendeu a discernir prioridades e viver bem.
O Tempo
A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é Natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está à minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.
(Mário Quintana, poeta brasileiro)
O Tempo
A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é Natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está à minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.
(Mário Quintana, poeta brasileiro)
FAÇA SUA PARTE
Forme grupos para discutir as dicas do "MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO" para os estudantes. Cada grupo discute três ou quatro dicas e depois apresenta para os demais as principais ideias debatidas. Pode-se propor que cada um apresente em forma de rap ou outro estilo musical.
VEJA CADA DICA MAIS DETALHADA NO SITE: http://www.todospelaeducacao.com.br/
1 - Acredite em você
2 - Assuma a responsabilidade de ser estudante
3 - Não abra mão de seu direito de aprender
4 - Leia muito
5 - Faça o máximo para não repetir o ano
6 - Converse sobre a escola com seus pais
7 - Cuide da sua saúde
8 - Ajude seus colegas e outros estudantes
9 - Cobre seu direito a uma educação de qualidade
10 - Respeite a equipe da sua escola
11 - Apoie a integração entre escola e comunidade
12 - Fique de olho nos políticos
13 - Lembre-se da educação na hora de votar
14 - Participe, manifeste-se, seja ativo
15 - Acompanhe o uso dos recursos na educação
16 - Apoie a construção de parcerias
17 - Saiba mais sobre a educação no Brasil
VEJA CADA DICA MAIS DETALHADA NO SITE: http://www.todospelaeducacao.com.br/
1 - Acredite em você
2 - Assuma a responsabilidade de ser estudante
3 - Não abra mão de seu direito de aprender
4 - Leia muito
5 - Faça o máximo para não repetir o ano
6 - Converse sobre a escola com seus pais
7 - Cuide da sua saúde
8 - Ajude seus colegas e outros estudantes
9 - Cobre seu direito a uma educação de qualidade
10 - Respeite a equipe da sua escola
11 - Apoie a integração entre escola e comunidade
12 - Fique de olho nos políticos
13 - Lembre-se da educação na hora de votar
14 - Participe, manifeste-se, seja ativo
15 - Acompanhe o uso dos recursos na educação
16 - Apoie a construção de parcerias
17 - Saiba mais sobre a educação no Brasil
HISTÓRIA COLETIVA
Finalidade: desenvolver a fantasia e reflexão quanto ao entrosamento do grupo.
Característica: imaginação, verbalização, rapidez, espírito de equipe.
Descrição:
1. Sentados em roda, alguém inicia uma história (de preferência com um enredo fantástico e estimulante).
2. A história vai sendo completada pelo colega vizinho à sua direita e assim sucessivamente até todos darem sua contribuição a essa história maluca.
3. Termina quando todos já tiverem contribuído para a história.
Comentários:
O educador (coordenador) deve frisar que uma regra fundamental do jogo é a não-interrupção da história, ou seja, ao receber o enredo passado pelo colega à sua esquerda, o participante deve imediatamente continuar a história com uma relativa coerência.
Fonte: Jogos de Cintura - Escola Sindical 7 de Outubro. Publicada no livro “Dinâmica de Grupos na Formação de Lideranças” - Ana Maria Gonçalves e Susan Chiode Perpétuo, editora DPeA.
Característica: imaginação, verbalização, rapidez, espírito de equipe.
Descrição:
1. Sentados em roda, alguém inicia uma história (de preferência com um enredo fantástico e estimulante).
2. A história vai sendo completada pelo colega vizinho à sua direita e assim sucessivamente até todos darem sua contribuição a essa história maluca.
3. Termina quando todos já tiverem contribuído para a história.
Comentários:
O educador (coordenador) deve frisar que uma regra fundamental do jogo é a não-interrupção da história, ou seja, ao receber o enredo passado pelo colega à sua esquerda, o participante deve imediatamente continuar a história com uma relativa coerência.
Fonte: Jogos de Cintura - Escola Sindical 7 de Outubro. Publicada no livro “Dinâmica de Grupos na Formação de Lideranças” - Ana Maria Gonçalves e Susan Chiode Perpétuo, editora DPeA.
C:\Users\User\Documents\de volta as aulas.htm
MENSAGEM AO ESTUDANTE
“Através de você, cada dia renasce a esperança de dias melhores. Hoje, especialmente, cremos que você é capaz de transformar a realidade através das suas atitudes. Você tem muitos sonhos. O saber mostra o caminho da realização.”
(Maria de Fátima M. Baumgärtner)
C:\Users\User\Documents\de volta as aulas.htm
(Maria de Fátima M. Baumgärtner)
C:\Users\User\Documents\de volta as aulas.htm
Fazer o melhor significa esforçar-se para, por onde se passa, deixar marcas de alegria e de otimismo, sempre com o espírito de solidariedade e de compreensão. (Fr. Venildo Trevizan - Campo Grande, MS)
C:\Users\User\Documents\de volta as aulas.htm
DICAS PARA TORNAR MAIS PRODUTIVO O SEU ESTUDO
- Estudar mais a área do conhecimento que menos gosta.
- Distinguir “não gostar do professor” de “não gostar do conteúdo apresentado pelo professor”.
- Não estudar somente por nota, mas estudar porque irá aprender mais.
- Criar interesse pelo estudo, lendo cada vez mais.
- Procurar, vez por outra, estudar com a ajuda de pessoas.
- Fazer da escola um lugar de orientação, estudar mesmo é o que se faz para além da escola, por conta própria.
- Organizar um horário para as suas atividades, reservando tempo para estudar.
- Nas áreas do conhecimento como: Matemática, Português, Inglês, Física, Química o ideal é refazer as atividades dadas em sala de aula, pois é praticando que teremos a certeza de que saberemos fazer.
- Nas áreas do conhecimento como: História, Geografia, Biologia, Ciências temos que esquecer a “decoreba”. O importante é entender a ideia do conteúdo apresentado.
- Lembrar que estudar antecipadamente só traz benefícios, então não espera para estudar um dia antes da prova.
Pe. Adilson Schio, ms - publicado na revista Salette - janeiro e fevereiro de 2008, p. 43)
O QUE PENSO OU SINTO SOBRE…
Inspirado em conteúdos transversais a serem trabalhados ao longo do ano, escolha imagens extraídas de revistas ou jornais: animais em extinção, diferentes profissionais em ação, crianças numa fila de vacinação, mesa com alimentos saudáveis, indivíduos em situações precárias de vida, produtos tecnológicos modernos, mulher grávida, entre outras. Entregue uma para cada aluno e peça que escrevam o que sentem ou pensam sobre a imagem. Isso possibilitará conhecer o nível do texto com relação a coesão, coerência, adequação gramatical e ortográfica e vocabulário. Além disso, você vai conhecer gostos, sentimentos, histórias de vida e percepção de mundo dos adolescentes.
O QUE VOU APLAUDIR?
Organize os alunos em duplas e selecione temas para ser discutidos. Por exemplo: Brasil, reciclagem de lixo, internet, camisinha, desemprego, Sol, música. Escreva a lista no quadro-negro e em pedaços de papel, que são colocados num saquinho. Cada dupla sorteia um, vai até a lousa e diz se aplaude ou não o tema sorteado. Peça que cada um justifique sua opinião. Um deve complementar a fala do outro expressando tudo o que sabem sobre o assunto. Com essa atividade, você poderá avaliar o conhecimento do grupo, seu nível de expressão e argumentação e descobrir quais são seus interesses. Essas informações serão valiosas para o seu planejamento
Organize os alunos em duplas e selecione temas para ser discutidos. Por exemplo: Brasil, reciclagem de lixo, internet, camisinha, desemprego, Sol, música. Escreva a lista no quadro-negro e em pedaços de papel, que são colocados num saquinho. Cada dupla sorteia um, vai até a lousa e diz se aplaude ou não o tema sorteado. Peça que cada um justifique sua opinião. Um deve complementar a fala do outro expressando tudo o que sabem sobre o assunto. Com essa atividade, você poderá avaliar o conhecimento do grupo, seu nível de expressão e argumentação e descobrir quais são seus interesses. Essas informações serão valiosas para o seu planejamento
http://www.mundinhodacrianca.net/2012/01/o-que-passar-no-primeiro-dia-de-aula.html
DIREITOS E DEVERES:
Já nos primeiros dias, estabelecer os famosos combinados pode evitar problemas e garantir um bom relacionamento ao longo do ano. Comece discutindo com a garotada o que espera do ano que se inicia e qual a melhor maneira de trabalhar em grupo para alcançar esses objetivos. Formule com todos (e escreva no quadro) a continuação das seguintes frases: “Temos direito a…” e “Somos todos responsáveis por…”. Lembre-se de que a declaração de direitos e deveres deve ser inspirada nas normas gerais da escola – que os alunos precisam conhecer – e ser focada no que deve ser feito, e não no que é proibido. A etapa seguinte é descobrir o que as outras turmas da escola combinaram. A troca de informação, além de enriquecer os tratados feitos por eles, promove a integração com colegas de outras classes. Ao terminar, peça a cada um que copie os tratados e cole na agenda. Assim, o texto estará sempre à mão. Além disso, os estudantes podem produzir dois grandes cartazes em cartolina para pendurar na parede da classe.
http://www.mundinhodacrianca.net/2012/01/o-que-passar-no-primeiro-dia-de-aula.html
http://www.mundinhodacrianca.net/2012/01/o-que-passar-no-primeiro-dia-de-aula.html
O QUE VAMOS APRENDER
Todo ano é a mesma coisa: o que esperar da série que se inicia? Uma situação desconhecida sempre dá um friozinho na barriga. Para baixar a ansiedade da meninada, registre no quadro algumas dúvidas e expectativas do grupo sobre o trabalho na nova classe e convide alguns estudantes da série seguinte para respondê-las. Deixe que falem livremente sobre as suas impressões e vivências como ex-aluno da série. Esse intercâmbio, logo no início, deixa a turma mais tranqüila e segura e valoriza a cooperação e a interação entre diferentes classes.
http://www.mundinhodacrianca.net/2012/01/o-que-passar-no-primeiro-dia-de-aula.html
http://www.mundinhodacrianca.net/2012/01/o-que-passar-no-primeiro-dia-de-aula.html
JOGOS DRAMÁTICO E OUTRAS DINÂMICAS
ESCULTURA :
Esta dinâmica estimula a expressão corporal e criatividade. Sempre divididos em grupos os alunos devem fazer a seguinte tarefa:
- Preferencialmente o professor levara varias reproduções de obras de arte de diferentes estilos:
- Um participante trabalha como escultor, fazendo uma releitura da obra de arte indicada ou escolhida enquanto os outro (s) ficam estátua (parados).
- O escultor deve usar a criatividade de acordo com o objetivo esperado pelo Coordenador, ou seja, pode buscar:-estátua mais engraçada -estátua mais criativa -estátua mais assustadora -estátua mais parecida com o modelo original , etc.
- Quando o escultor acabar (estipulado o prazo para que todos finalizem), seu trabalho vai ser julgado juntamente com os outros grupos.
- Deve-se revezar até todos terem feito todos os papéis. Registra-se o resultado através de fotos, que serão expostas posteriormente.
- Realiza-se após todas as apresentações uma bateria de perguntas e repostas acerca da obra escolhida e seu estilo, o período da história que ela representa, a opinião de cada um sobre o que foi aprendido,etc.
1º DIA DE AULA.
O QUE OS ALUNOS SUGEREM?
ENSINO MÉDIO?
Escolhi essa brincadeira... o que vocês acham??? (Vou me colocar no nº9, é claro)
1) Escolha um número de 1 a 9
2) Multiplique por 3
3) Some 3
4) Volte a multiplicar por 3
5) Some os dois dígitos do resultado
AGORA OLHE MAIS ABAIXO...
Com o resultado do cálculo, busque seu ídolo na seguinte lista:
1. Einstein
2. Nelson Mandela
3. Abraham Lincoln
4. Bill Gates
5. Obama
6. Gandhi
7. George Clooney
8. Thomas Edison
9. [COLOQUE AQUI SEU NOME]
10. Oprah Winfrey
1) Escolha um número de 1 a 9
2) Multiplique por 3
3) Some 3
4) Volte a multiplicar por 3
5) Some os dois dígitos do resultado
AGORA OLHE MAIS ABAIXO...
Com o resultado do cálculo, busque seu ídolo na seguinte lista:
1. Einstein
2. Nelson Mandela
3. Abraham Lincoln
4. Bill Gates
5. Obama
6. Gandhi
7. George Clooney
8. Thomas Edison
9. [COLOQUE AQUI SEU NOME]
10. Oprah Winfrey
TEXTO:
SE A ESCOLA FOSSE UMA ORQUESTRA -
Boas vindas para o início do ano letivo
Se a escola fosse uma orquestra, seria possível ouvir-se a sinfonia da compreensão humana?
Como haver sinfonia se cada músico está com seu instrumento em um tom? Onde está o autor da sinfonia? Ou será que a orquestra é que não quer tocá-la?
A orquestra está desafinada.
E o maestro? Deve ser responsabilizado pelo insucesso?
E os ouvintes, por que não gritam?
Estão mudos?
Não; não sabem gritar.
Gritam , às vezes, buscando em outro músico o fracasso advindo do tom desafinado que emitem.
E você? Também é músico nesta orquestra?
A escola nunca será orquestra, se cada músico não se afinar. Os músicos devem interpretar a partitura da compreensão humana, para atender a cada ouvinte na sua individualidade.
Não basta simplesmente tocar.
A harmonia entre os músicos e os ouvintes é a compreensão, o respeito, a doação, o "assumir", é a responsabilidade, o envolvimento com o trabalho.
Reaja diante da música. Se um tom soa-lhe desafinado, pare!
O ponto de espera é calmo e longo; com sua ajuda virá outra música.
Com certeza será o início de uma verdadeira orquestra onde todos possam entoar a música da Paz, da Harmonia, da Colaboração, do Respeito Mútuo.
(autor desconhecido)
Coletânia de Atividades para o Primeiro dia de aula retiradas do blog :https://cardapiopedagogico.blogspot.com.br/2015/02/primeiro-dia-de-aula-atividades.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário