quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

1ª semana de Aula - Sondagem de Matemática

Sondagem em Matemática



Objetivos do ensino da Matemática

          Comunicar-se matematicamente apresentando resultados  precisos, argumentar sobre suas hipóteses, fazendo uso da   linguagem oral e de suas representações matemáticas estabelecendo relações entre elas;
           Sentir-se seguro para construir conhecimentos matemáticos, na busca de soluções;
           Interagir com seus pares de forma cooperativa na busca de  soluções para situações problema, respeitando seus modos de  pensar e aprendendo com eles.
Avaliação diagnótica inicial em Matemática

          feita ao longo dos primeiros contatos do professor com a classe, no início do ano letivo;
          essencial para conhecer cada aluno e suas necessidades;
          momento de observar o que os alunos já sabem, registrar as observações, para poder planejar as primeiras intervenções individuais (Sondagem das Idéiais)
SONDAGEM DAS IDÉIAS MATEMÁTICAS

           Quais conhecimentos têm a respeito da escrita dos números;
          Quais estruturas aditivas e multiplicativas, que classes de problemas eles costumam utilizar;
           Quais recursos utilizam para representar os cálculos que fazem ao resolver situações problema.
          Conhecem os números redondos e suas seqüências, mas não os números que estão nos intervalos.
          Relacionam o “nome do número” com a forma de escrevê-lo.
          Estabelecem relações entre os números redondos e a numeração falada, pois sabem que algo permanece e algo muda, mas não sabem o quê.
          Escreve números convencionalmente.

CONSÍGNA: Dizer às crianças que vão escrever números pequenos e grandes que serão ditados pela professora;
           Entregar uma folha de sulfite (sem pauta) e pedir para escreverem o nome;
           Fazer o ditado dos números misturando números grandes e pequenos;
           Recolher as folhas e proceder à análise para registrar no quadro de observação;
          Propor um ditado de números, pequenos e grandes;
           A escrita dos números deve ser individual.

Exemplo

·         Faça o ditado dos números na ordem em que estão apresentados :200 – 40 – 2029 – 63 - 1238 – 307 -  583 – 3000
          Pesquisas revelam que as crianças não aprendem os números seguindo a ordem da série, ou seja, de um em um, estabelecendo relações de vários tipos pra identificar os números e produzir suas escritas.
  Por exemplo:

   Conhecem os números redondos e suas sequências – 10, 20, 30, 40, etc; 100, 200, 300, 400, etc; 1000, 2000, 3000, 4000, etc. - , mas não sabem os números que estão nos intervalos
          Relacionam o “nome do número” com a forma de escrevê-lo.
Por exemplo:

se o nome  de um número é quarenta e seis e o do outro é  quarenta e três, a escrita desses dois números deve começar com 4, pois falamos, quarenta, que se parece com quatro. Se fosse cinquenta, escreveriam o 5. (Observe que o número vinte é uma irregularidade, pois seu nome não estabelece com o número 2.)
As hipóteses das crianças
          Estabelecem relações entre os números redondos e a numeração falada: 201 (para 21), 51000 (para 5000), 34 (para 43), pois sabem que algo permanece e algo muda, mas não sabem o quê;
. Mesmo sem saber a denominação dos números as crianças acham que um número é maior porque tem mais algarismos. Algumas vezes, ao comparar números com grande diferença no valor absoluto dos algarismos que o compõem, como: 111 e 99, as crianças se orientam pelo valor absoluto
Observação: É no confronto destas diferentes hipóteses que os alunos poderão construir os conceitos de dezena, centena e milhar, entre outros.

Orientação para sondagem sobre as estruturas aditivas e multiplicativas, e sua representação
          Resolver individualmente os problemas propostos;
           Prepare com antecedência tirinhas de papel, copiando em cada uma delas um problema diferente;
           Organize a classe em grupos de quatro crianças e entregue uma tirinha a cada aluno;
           Quando terminarem, devem passar sua tirinha para o colega, e todos vão fazendo isso até que cada aluno tenha resolvido os quatro problemas;
           Faça o registro a cada sondagem realizada.
Sugestões de problemas a serem propostos (campo aditivo)

1. Pedro tinha 15 figurinhas em seu álbum. Ganhou algumas e agora tem 33. Quanta figurinhas Pedro ganhou? Transformação simples negativa
2. Estão em um lago 35 peixes de cores amarela e vermelha. Se 17 são amarelos, quantos são os peixes vermelhos? Composição com uma das partes desconhecidas
3. Marcos começou um jogo com 31 bolinhas de gude. Na primeira partida ganhou 19 e ao terminar a segunda partida estava com 40 bolinhas. O que aconteceu na segunda partida? Transformação composta positiva e negativa
4. Paulo tem algumas balas e Mariana tem 18 balas a mais que ele. Sabendo que Paulo tem 36 balas, quantas balas tem Mariana? Comparação
Sugestões de problemas a serem propostos (campo multiplicativo
01 – Uma borracha custa R$0,15. Quanto pagarei por 30 borrachas iguais a essa? Comparação entre razões, idéias de proporcionalidade
02 – Num pequeno auditório, as cadeiras estão arrumadas em 6 fileiras. Cada fileira tem 8 cadeiras. Quantas cadeiras há no auditório? Configuração retangular
03 – Marta foi viajar e levou na mala 3 saias e 2 blusas. De quantas maneiras ela pode se vestir? Combinação
04 – Paulo tem 15 figurinhas e Celso tem três vezes mais figurinhas do que tem Paulo. Quantas são as figurinhas de Celso?Multiplicação comparativa

Observções:
          A Sondagem tanto do Campo Aditivo ou multiplicativo devem ser observadas da seguinte forma:
          RES: Resolveu Problemas ..(1,2,3.....) (preencher com o número de problemas que foram resolvidos
          REP: REPRESENTAÇÃO(preencher com a letra correspondente a representação feita pela criança)
          A.Uso exclusivo de desenhos para representar (tracinhos, bolinhas), mas a resposta é escrita numericamente.
          B. Uso de desenhos e números para representar a resolução de problemas
          C. Uso de algoritmos não-convencionais
          D. Uso de algoritmos convencionais

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