sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

1º Dia de aula

ESTAMOS INICIANDO O ANO LETIVO !!!

ALGUMAS DICAS PARA A PRIMEIRA SEMANA DE AULA


Acolhida coletiva: momento onde a criança deverá sentir-se acolhida por todos os segmentos da escola.

Boas vindas com o vídeo "Criança e o mundo"
Fonte: www.youtube.com/watch?v=v7pq1uCPmAg


Objetivo: oportunizar o conhecimento do direito de aprendizagem a todas as crianças.

Obs: As escolas que não dispõem de multimídia poderão utilizar apenas o som, sem as imagens, ou utilizar outra música que considerarem conveniente para esse momento

Apresentação do grupo gestor, professores e funcionários:
Objetivos:

  • possibilitar no primeiro contato dos pais e alunos com a escola, conhecer o grupo gestor, professores e funcionários.  
    Apresentação das normas de funcionamento da escola:
    esclarecer questões relacionadas a: freqüência, assiduidade, pontualidade, acompanhamento escolar, participação nas reuniões, atendimento aos comunicados enviados, cuidados com os materiais escolares, higiene pessoal e a importância da inclusão escolar dentre outros.  

    SALA DE AULA:

    O professor é sujeito central no acolhimento dos alunos, nesse sentido, ele precisa estar atento a todos, especialmente aos novatos, para que os mesmos possam sentir-se pertencentes ao grupo. Esse momento inicial deve ser planejado com antecedência para que os alunos sejam encorajados a se apresentarem e a participarem.


    1.Elaboração de crachás por professores e alunos que deverão ser utilizados diariamente.

    Objetivo: identificar o aluno (a) pelo nome, enfatizando a importância do nome próprio

    2. Dinâmicas de apresentação

    Objetivo: memorizar os nomes dos colegas de sala.

    Sugestão de atividade:


     
    Jogos de bolas e nomes

    Em círculo o aluno diz: meu nome é.... Em seguida joga a bola para o colega perguntando: e você, quem é?

    Obs: Deixar o tempo necessário para que todos joguem e recebam a bola várias vezes.

     Construção coletiva das regras de convivência:

    Objetivo: garantir a boa convivência no grupo.

    3. MOMENTO DE DELEITE:


    Objetivo: favorecer uma maior interação entre o professor e os alunos possibilitando um ambiente de valorização da leitura.

    Obs¹: o professor selecionará o gênero textual de acordo com a faixa etária da turma.

    Obs²: a partir do texto lido o professor poderá realizar atividades de interpretação oral e/ou escrita.

    4. Conhecendo as dependências da escola:
     


    Sugestão de atividade:

    Realizar um passeio, por turma, em todas as dependências da escola.

    Objetivo: oportunizar os alunos a conhecerem todos ambientes da escola, bem como as pessoas responsáveis pelos mesmos, sua função e a importância para o bom funcionamento escolar.

    5. Atividade diagnóstica

    Sugere-se que esta atividade seja realizada a partir da segunda semana de aula.

     Obs: vale inferir que é necessário planejar a situação de avaliação.

     
    Sugestões de atividades:

    http://www.sme.fortaleza.ce.gov.br/educacao/index.php?option=com_rokdownloads&view=file&Itemid=75&id=81:atividades-interventoras

Momento lúdico para estabelecer as regras

A árvore da atitude

Uma árvore de EVA ou outro material, que pode ser feita pelo professor ou adquirida pronta, pode levar à reflexão sobre o comportamento. É só fazer várias frutinhas (maçãs ou laranjas, por exemplo) e escrever ou ilustrar, na parte de trás, atitudes positivas ou negativas. Fixar as frutas na árvore utilizando fita adesiva. No momento de estabelecimento de regras, cada aluno colhe uma fruta e a atitude que está representada atrás é discutida pelo grupo. Com base nessa avaliação, as frutas são separadas em duas cestas – a dos bons frutos e a dos maus frutos. Utilizar a discussão para elaborar as regras da sala.

Bexiga das atitudes

A criatividade pode transformar o momento de estabelecimento de regras em uma grande brincadeira. Uma sugestão interessante é escrever ou ilustrar, antecipadamente, algumas atitudes (positivas e negativas) do cotidiano escolar. O papel que representa cada situação pode ser dobrado e colocado dentro de uma bexiga. Durante a aula, o aluno estoura a bexiga e tira de dentro a atitude. Ele e os colegas avaliarão o comportamento e emitirão um juízo sobre ele. Com essas informações, farão um mural de duas colunas (que pode ser feito em EVA ou outro material), de um lado mencionar as atitudes positivas, aprovadas pela turma, e que devem ser praticadas por todos; do outro lado, as atitudes negativas, reprovadas pela turma e que devem ser evitadas por todos.

 
 http://educacional.cpb.com.br/conteudos/universo-educacao/o-estabelecimento-de-regras-em-sala-de-aula/

Nenhum comentário:

Postar um comentário