domingo, 25 de janeiro de 2015

CARNAVAL

PROJETO CARNAVAL: ALEGRIA QUE CONTAGIA



PROJETO CARNAVAL

Olá queridos!
Parece cedo demais para o carnaval? Resolvi postar aqui algumas sugestões de atividades que encontrei na coleção Educação infantil, para que tenhamos tempo de nos preparar para essa festa tão animada.

OBJETIVOS:
  • Demonstrar o Carnaval brasileiro como forma de expressão cultural.
  • Resgatar o brincar e o cantar como forma de participação na festa carnavalesca.
  • Desvincular o significado - principalmente pela mídia - de que o Carnaval é sinônimo de sensualidade e bebedeira.
  • Conhecer a história do Carnaval no Brasil e suas características.
  • Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não confundir diversão com confusão.
  • Desenvolver o gosto por poemas e músicas.
  • Estimular o ritmo.
  • Proporcionar liberdade de expressão.
  • Desenvolver a criatividade e a imaginação.
  • Trabalhar esquema corporal, lateralidade e psicomotricidade.
  • Socializar.

1ª aula
  • Inicie sondando conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema numa roda de conversas. Pergunte se gostam ou não de Carnaval, o que costumam fazer nesse período, se lembram da última comemoração. Oportunize para que todos se expressem.
  • Num segundo momento, instigue a classe a lembrar palavras relacionadas ao Carnaval e liste todas elas num cartaz. A professora pode contribuir lançando novas e sondando se sabem seus significados. Registre o máximo de palavras possíveis. 
  • Com a lista pronta, proponha que as crianças ilustrem as palavras utilizando recortes e colagens com materiais diversos. Fixe o cartaz na sala de aula.
  • Como tarefa de casa, peça fotos de carnavais anteriores da criança e de sua família.

2ª aula
  • Novamente numa roda de conversas, explore as fotos que as crianças trouxeram de casa, comentando seus detalhes e oportunizando que cada um fale um pouco a respeito de sua história. Se possível, faça fotocópias das fotos para montagem de um  mural e devolva as originais aos responsáveis. O mural pode conter as fotos e as falas mais marcantes dos alunos durante as conversas.
  • Em um segundo momento, sonde se conhecem alguma música carnavalesca e, após ouvir as crianças, incentive a classe a conhecer algumas marchinhas tradicionais. Para que prestem atenção na atividade, proponha brincadeiras como: estátua, repetir o refrão batendo palmas, cantar dançando e passando por baixo de cordas ou rodando bambolês, batata quente - quando a música parar devem falar alguma coisa sobre o tema ou lançar uma pergunta, quando a música parar devem tocar em algo estipulado como: uma cor, um objeto, etc.
  • Apresente, também, canções carnavalescas atuais como: samba enredo, axé, frevo e forró. (Gostaria de fazer uma observação em relação as canções. Acho importante sempre observar o conteúdo das letras antes de apresentar às crianças). Em seguida, converse sobre as diferenças de ritmos e melodias.
3ª aula
  • Conte a história do Carnaval e apresente pequenos vídeos de carnavais nas  diferentes regiões brasileiras. Permita que os alunos teçam comentários e façam comparações.
  • Sonde qual tipo de comemoração é o preferido da classe e comente e pesquise a respeito da comemoração típica da região onde vivem.
  • Finalize registrando por meio de desenho e escrita tudo que foi conversado e assistido.
4ª aula
  • Confeccione máscaras e adereços carnavalescos com as crianças. Com as máscaras e adereços prontos, oportunize dramatizações improvisadas, desenvolvendo um interessante jogo simbólico. A professora deve participar para auxiliar a criação da história.
  • Registre por escrito a história dramatizada criando o texto coletivo da classe.
5ª aula
  • Como culminância, realize um baile bem animado na escola, com todos fantasiados, confete, serpentina, desfile de fantasias e brincadeiras. Cada turma pode apresentar sua música ou marchinha preferida numa pequena coreografia previamente ensaiada. Filme e fotografe tudo para os responsáveis assistirem posteriormente.
IMPORTANTE
  • Respeite sempre as curiosidades, necessidades, interesses e idéias das crianças.
  • Valorize a livre expressão.
  • Desenvolva a oralidade e amplie ao máximo o vocabulário dos alunos.
  • Adapte as atividades e realidade e faixa-etária de sua turma.
"O brincar funciona para a criança como o fantasiar e o refletir. A brincadeira é uma forma essencial de comunicação."


Tenha um feliz dia!
 http://umlugargostosodeserfeliz.blogspot.com.br/2011/12/projeto-carnaval.html

PROJETO CARNAVAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL



TEMA: Dançado com a magia do carnaval

PERÍODO: De 04/02/2013 a  08/02/2013

OBJETIVO GERAL: Promover atividades lúdicas que estimulem a compreensão da Festa do Carnaval como cultura, estimulando a socialização e desenvolvimento na primeira semana de aula.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Trabalhar o tema através da ludicidade, utilizando a música e dança;
- Explorar a criatividade utilizando materiais diversos;
- Despertar na criança a participação através do seu imaginário, sua criatividade, sua liberdade para galgar sua interação e descontração estimulando o seu processo de ensino aprendizagem;
- Desenvolver sua linguagem oral e escrita e seu raciocínio motor e físico.

JUSTIFICATIVA: O projeto Dançando a magia do carnaval nasce concomitante com a primeira semana de aula, mas conhecida como de adaptação. Neste período a criança necessita de um olhar especial, pois o novo mundo a sua volta causa-lhe insegurança, por isso o projeto pretende abordar a festa de carnaval a favor da experimentação e comunicação da criança com este novo mundo, oferecendo às crianças a oportunidade de conhecer e criar em meio à ludicidade. Sendo assim, a socialização da criança se desenvolverá harmoniosamente considerando o Carnaval como festa típica e rica em sua cultura, que encontra nos movimentos da musica e da dança a diversidade do Brasil.
ATIVIDADES DO PROJETO: Eixos a serem trabalhados

Linguagem Oral e Escrita:

 - Roda de conversa para a apresentação da professora;
- Entrega dos crachás de identificação;
- Trabalhar os nomes das crianças;
- Contação de histórias sobre o Carnaval através de apresentações com fantoches;
- Ouvir e reproduzir marchinhas de carnaval;
- Identificar imagens que representam o carnaval;

Matemática:

- Comparação de objetos, identificando as semelhanças e diferenças entre eles observando espessura (grosso-fino), tamanho (grande-pequeno) e formato (circular–quadricular).

Natureza e Sociedade:

- “Seu Mestre Mandou”, sugerindo posições para fazerem: ficarem sentados, ficarem em pé, de joelhos, deitados, engatinhar pela sala (sem derrubar o mobiliário.);
- Passeio pela escola, com o fim de conhecerem as dependências e funcionários;
- Apresentação dos cantinhos, arrumando o espaço físico, procurando enfatizar a importância da constante organização para que possamos aproveitar ao máximo todas as oportunidades.
- Elaboração junto às crianças os combinados com os direitos e deveres para um bom relacionamento na escola. Explique o que cada um significa e exponha na parede com ilustrações para que possam sempre ser lembradas.

Música e Artes Visuais:

- Produção de painéis carnavalescos onde seja observada a transformação das misturas de cores;
- Pintura facial de máscaras no rosto com tintas;
- Confecção de máscaras usando diversos materiais, tais como: papel laminado, lantejoulas, purpurina, cola plástica colorida, bolinhas de papel crepom, canetas coloridas através do recorte, colagem, pintura e desenho com guache, giz de cera e lápis de cores etc.
- Realização de um baile de máscaras de carnaval ao som de marchinhas e expressão corporal.

Movimento:

- PÁRA A BOLA: em circulo, as crianças ficarão sentadas e ao som da música a bola será passada, quando a música parar, quem estiver com a bola na mão deverá pagar uma prenda.

- CORRIDA DOS ANIMAIS: marcar com giz de quadro linhas de saída e de chegada. Dado um sinal, as crianças deverão atravessar a caminho delimitado, da forma como o animal se locomove.

- ARRANJE UM PAR: de mãos dadas, formar pares com exceção de um participante que fique sozinho. Correr aos pares, e a um sinal combinado, largar às mãos e procurar outro par. A criança que está sozinha deverá aproveitar e arrumar outro par.

- SIGA O CHEFE: formar duas fileiras, onde as crianças dançarão e andarão em fileira. O primeiro criará um movimento e ao som combinado, quem está em primeiro lugar passa a ser o último lugar e este cria um novo movimento que, todos deverão imitar.

- DANÇA DA CADEIRA: Faz-se uma roda de cadeiras e outra de pessoas. Sendo que o número de cadeiras deve ser sempre um a menos. Toca-se uma música animada. Quando a música parar, todos devem sentar em alguma cadeira. Quem não conseguir sentar, é eliminado e tira-se mais uma cadeira. Ganha quem sentar na última cadeira.

- CORRE COTIA: As crianças formam uma roda e sentam no chão, menos uma.. A criança que sobrou corre pelo lado de fora da roda com o lenço na mão, ao ritmo da ciranda:
Corre cotia | Na casa da tia  | Corre cipó  |  Na casa da avó  |  Lencinho na mão  | Caiu no chão  |  Moça(o) bonita(o) do meu coração  |  Criança: Posso jogar?  |  Roda: Pode!  | Criança: Ninguém vai olhar?  |  Roda: Não!

Neste momento, as crianças da roda abaixam a cabeça e tapam os olhos com as mãos. A criança que está fora da roda deixa cair o lencinho atrás de alguma outra que esteja sentada, pegador. O lugar vazio da roda é o pique. Quem perder fica fora da roda (ou dentro) e a brincadeira recomeça.

AVALIAÇÃO: A avaliação será continua levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento com as atividades realizadas durante o período do mini projeto. 
Recados para Orkut
A origem do carnaval
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, ág
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.ua, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
MARCHINHAS DE CARNAVAL
Na festa de carnaval não pode faltar uma boa música.
Pense em um repertório e desenvolva bandas rítmicas com instrumentos de percussão e outros materiais sonoros. Improvisare movimentos sugeridos pelo ritmo rico e contagiante do Carnaval Brasileiro.
Cada turma pode ter um "bloco", com suas fantasias iguais e música, bem como um instrumento que tocará durante a sua apresentação.
As turminhas desfilam umas para as outras e depois comemoram com muitas guloseimas, bastante água e música até o final.
VEJA ALGUMAS SUGESTÕES DE MARCHINHAS TRADICIONAIS:
PARA AS TURMINHAS DE 0 A 2 ANOS - Todos com um pirulito nas mãos e roupas bem coloridas.
PIRULITO
Ioiô dá o braço pra Iaiá
Iaiá dá o braço pra Ioiô
O tempo de criança já passou, ô!
Pirulito que bate bate
Pirulito que já bateu
Quem gosta de mim é ela
Quem gosta dela sou eu, hei!
Agora é melhor
A gente dançar
Juntinhos assim
Se tem mais prazer
Quem não dança o Pirulito
Que alegria pode ter?
TURMINHAS DE 2 A 3 ANOS
PIRATA DA PERNA DE PAU - Confeccionar tapa olho e chapéu de pirata para a gurizada.
Eu sou o pirata da perna de pau
Do olho de vidro da cara de mau
Minha galera Dos verdes mares não teme o tufão
Minha galera
Só tem garotas na guarnição
Por isso se outro pirata
Tenta a abordagem eu pego o facão
E grito do alto da popa:
Opa! homem não!
TURMINHAS DE 3 A 4 ANOS
CHIQUITA BACANA
Chiquita bacana lá da Martinica
Se veste com uma casca de banana nanica
Não usa vestido, não usa calção
Inverno pra ela é pleno verão
Existencialista com toda razão
Só faz o que manda o seu coração.
TURMINHAS DE 4 A 5 ANOS
SASSASSARICANDO
Sassassaricando
Todo mundo leva a vida no arame
Sassassaricando
A viúva o brotinho e a madame
O velho na porta da Colombo
É um assombro
Sassaricando
Quem não tem seu sassarico
Sassarica mesmo só
Porque sem sassaricar
Essa vida é um nó
TURMINHAS DE 5 A 6 ANOS
MAMÃE EU QUERO - CHUPETAS E MAMADEIRAS
Mamãe eu quero, mamãe eu quero
Mamãe eu quero mamar!
Dá a chupeta, dá a chupeta, ai, dá a chupeta
Dá a chupeta pro bebê não chorar!
Dorme filhinho do meu coração
Pega a mamadeira em vem entra no meu cordão
Eu tenho uma irmã que se chama Ana
De piscar o olho já ficou sem a pestana
Eu olho as pequenas, mas daquele jeito
E tenho muita pena não ser criança de peito
Eu tenho uma irmã que é fenomenal
Ela é da bossa e o marido é um boçal
As músicas são sugestões abaixo, há muitas outras que podem se adequar a faixa etária e interesses da sua turminha.
ATIVIDADES MANUAIS COM PRATOS DE PAPELÃO

As máscaras acima, feitas com prato de papelão, foram encontradas no Picasa abaixo
Nestre outro link, tem mais modelinhos prontos, só xerocar.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário