sexta-feira, 27 de junho de 2014

Sugestões de atividades para a Semana Do Dia dos Pais


Professor(a)
O material desta seção pretende atender suas necessidades diárias e práticas da sala de aula.
Ao selecionar o material, considere o Projeto Pedagógico de sua escola.
Corte, recorte, monte, copie, cole... Enfim, adapte-o à sua realidade!

Sugestões de atividades para a Semana do Dia dos Pais.

Comentário:

A tendência pedagógica atual é fazer das datas comemorativas escolares um momento não só de homenagem, mas também de reflexão e de contextualização sobre o evento em questão.

Dessa forma, podem-se proporcionar vivências de cidadania e de socialização aos nossos alunos, conforme solicitação da LDB e, ainda, estimular o processo transformador da educação, saindo do contemplativo para o ativo. 

Baseados nesse princípio, vamos pensar em atividades interativas que envolvam o maior número de segmentos da comunidade educativa, não nos esquecendo do “ ir e vir do ambiente presencial para o virtual e vice-versa.”


Atividades:

1-    Criando cartões

Se os alunos vão criar cartões no laboratório de informática, sugere-se que sejam agrupados por temas, formando-se uma galeria de postais.

Com a ajuda dos professores de Português, pode-se enriquecer a apresentação nela inserindo trechos de poesias ou de textos de livros que façam referência ao temas, não deixando, certamente, de indicar as referências (autores, nome da poesias, fontes, etc).

Os alunos poderão, ainda, pesquisar a biografia dos autores e suas obras em sites a serem indicados para aprofundamento no assunto. Essas informações poderão fazer parte um pequeno quadro informativo.

Com esse material, teremos um Estudo Interativo que poderá ser colocado nos Estudos Interativos da sua escola.

Fotografar todas as etapas desse trabalho e colocar as fotos no Acontece, será  recurso valioso visando a conquista dos pais para o acompanhamento do resultado deste trabalho.



      Justificativa pedagógica:

Ø  Trabalho com temas –  busca da referência do filho em relação ao pai; ênfase na profissão, esporte, temperamento, etc.

Ø  Confecção do cartão e seleção das poesias e textos – formas de expressar (uso de diferentes linguagens) seus sentimentos.


Ø  Informações agregadas (informações sobre os autores) –  enriquecimento cultural, desenvolvimento do espírito de equipe, etc.

Ø  Publicação do Estudo Interativo – socialização do conhecimento, fortalecimento dos vínculos afetivos da comunidade educativa.



2-    Gincana dos Pais

Organize uma gincana virtual com tarefas para os pais.

O objetivo dessa gincana será divulgar para eles os Serviços 24 horas, pois conhecendo esses serviços poderão sugeri-los aos filhos, como lazer ou mesmo estudo.

As tarefas poderão ser criadas pelos alunos, devendo ser realizadas no site e enviadas, por e-mail, para ............................ (uma pessoa da escola).


Sugestões de tarefas:

Ø  identificar o nome da farinha de aipim no idioma Lingala do Congo. Dica : Navegar no Caderno Especial Cultura Afro-Brasileira;

Ø  identificar o nome da música que se ouve no Caderno Especial Cultura Afro-Brasileira;


Para cada tarefa os alunos podem enviar dicas para os pais via e-mail.

O importante é criar um regulamento no qual fiquem claros: o tempo limite para envio das tarefas, para quem devem ser enviadas e como serão pontuadas.

Sugere-se que esse regulamento seja criado com os alunos, sendo publicado no Informativo.

O desfecho da Gincana pode acontecer na escola, num momento de confraternização com todos os pais. 

Sugere-se, ainda, que a escola providencie um presente para o pai vencedor. Se isso não for possível, pode-se providenciar  um certificado de participação.

Fotografar o passo-a-passo e colocando as fotografias no Acontece.


Justificativa pedagógica:

Ø  Integrar os pais na proposta pedagógica da escola;

Ø  incentivar a participação do pais nos estudos dos filhos, entre outras.


3-    Bate- Papo

Promover bate-papos entre pais e alunos e entre pais, durante a semana comemorativa do Dia dos Pais.

Para essa atividade, é importante definir  um tema, determinar o tempo de duração da conversa e agendar  dia e horário em que a turma do aluno, cujo pai foi convidado, possa participar.

Antes do bate-papo, sugere-se que um professor ou orientador educacional apresente o tema à turma para levantar  o que  gostariam de saber e selecionar algumas  perguntas para serem apresentadas no bate-papo. Atenção! Não há necessidade de formulação prévia de todas as perguntas, pois, na hora do bate- papo, outras surgirão naturalmente. Com essa dinâmica diminui-se aquele tempo do “ Não sei o que perguntar!” que, muitas vezes, torna a atividade desinteressante  para o convidado e para os alunos.

É interessante pedir  uma foto do pai convidado e sua autorização para publicação da mesma na chamada do bate-papo.


4-    Oficina Interativa

Promover oficinas em que pais e filhos, no laboratório da escola, participem juntos de uma atividade, utilizando os serviços oferecidos no site.


Para os pais da Educação Infantil


Pais e filhos podem confeccionar os presentes. O material produzido seria o presente do papai.

Para viabilizar esta atividade algumas providências precisam ser tomadas como:

Ø  agendar dia e horário;
Ø  enviar convite impresso e via e-mail., pedindo confirmação de presença;
Ø  ter  modelo, já confeccionado, de cada material sugerido;
Ø  ter material em quantidade suficiente para que os modelos possam ser escolhidos sem restrição (Solicitar a participação dos alunos, trazendo materiais como as caixinhas de fósforo para a produção do porta – tudo.);
Ø  promover uma exposição do material produzido pelas duplas - pai e filho(a);
Ø  fotografar todos os momentos da produção e da  exposição dos modelos confeccionados para colocar no Acontece;
Ø  terminar o dia desta atividade com um lanche de confraternização,  produzido pelos alunos num momento anterior a oficina.


Para os pais do Ensino Fundamental

          
Esses pais podem  trabalhar com uma  Surpresa já apresentada por nós em julho de 2002, Detetive.

Ø  Apresentar esta atividade explicando aos pais que o jogo fez parte de uma Surpresa criada num outro momento, aproveitando-se a oportunidade para sugerir a navegação nesta seção;

Ø  promover, numa atividade lúdica, a interação entre pais e filhos é o objetivo desta atividade;


Ø  estipular horários de início e fim, com algumas poucas prorrogações de tempo, tornará o jogo mais interessante;

Ø  lembrar que o jogo pode ser usado várias vezes;


Ø  finalizar a atividade, como o proposto na Educação Infantil, com  uma confraternização.



5-    A Profissão do meu Pai

Os alunos podem entrevistar seus pais (em casa) a respeito de suas profissões e fazer uma apresentação em suas turmas. Das profissões apresentadas, de acordo com o interesse, poderão ser selecionadas algumas, sendo, então, esses profissionais/pais convidados para um bate-papo no site com toda a turma ou série.

Pode-se ver a possibilidade de algumas dessas entrevistas serem postadas na seção Profissionais de Sucesso, no serviço Vestibular.

O objetivo desta atividade será a valorização de profissões, partindo-se de uma relação afetiva mais próxima, visando a constituição de uma verdadeira comunidade educativa.

Uma das justificativas pedagógicas a ser apontada, neste caso, é a de que para o processo educacional quanto mais proximidade com a relação familiar a escola tiver mais ganhos a criança terá na sua formação social e intelectual.

Atividades gerais


Divulgar os artigos do Filhos e Pais e Opinião de Especialista que sejam de interesse dos pais assim como, os logs dos bate-papos anteriores.

O objetivo desta atividade será contribuir com informações sobre vários assuntos, pretendendo auxiliar os pais na tarefa de educar seus filhos e integrando-os à comunidade educativa. Assim, destaca-se o papel da escola como instrumento complementar na formação integral de seus filhos, como registra a LDB.


Divulgação


Organizar formas de divulgação é tarefa essencial para o sucesso dessas atividades aqui sugeridas. E-mail? Informativo? Acontece? Mural da Sala de Professores? Agenda da escola?

Importante


Ø  As atividades e formas de divulgação devem ser adaptadas à realidade de cada escola.



www.opetvirtual.com.br/cf/files/salaprof/arquivos/.../semana_pais2.doc

Nenhum comentário:

Postar um comentário