Professor(a)
O material desta seção pretende atender suas necessidades diárias e práticas da sala de aula.
Ao selecionar
o material, considere o Projeto Pedagógico de sua escola.
Corte, recorte, monte,
copie, cole... Enfim, adapte-o à sua realidade!
|
Sugestões de atividades para a Semana
do Dia dos Pais.
Comentário:
A
tendência pedagógica atual é fazer das datas comemorativas escolares um momento
não só de homenagem, mas também de reflexão e de contextualização sobre o
evento em questão.
Dessa
forma, podem-se proporcionar vivências de cidadania e de socialização aos
nossos alunos, conforme solicitação da LDB e, ainda, estimular o processo
transformador da educação, saindo do contemplativo para o ativo.
Baseados
nesse princípio, vamos pensar em atividades interativas que envolvam o maior
número de segmentos da comunidade educativa, não nos esquecendo do “ ir e vir do ambiente presencial para o
virtual e vice-versa.”
Atividades:
1- Criando
cartões
Se os alunos vão criar cartões no laboratório de
informática, sugere-se que sejam agrupados por temas, formando-se uma galeria
de postais.
Com a ajuda dos professores de Português, pode-se enriquecer
a apresentação nela inserindo trechos de poesias ou de textos de livros que
façam referência ao temas, não deixando, certamente, de indicar as referências
(autores, nome da poesias, fontes, etc).
Os alunos poderão, ainda, pesquisar a biografia dos autores
e suas obras em sites a serem indicados para aprofundamento no assunto. Essas
informações poderão fazer parte um pequeno quadro informativo.
Com esse material, teremos um Estudo Interativo que poderá ser colocado nos Estudos Interativos da sua escola.
Fotografar todas as etapas desse trabalho e colocar as fotos
no Acontece, será recurso valioso visando a conquista dos pais
para o acompanhamento do resultado deste trabalho.
Justificativa pedagógica:
Ø Trabalho
com temas
– busca da referência do filho em
relação ao pai; ênfase na profissão, esporte, temperamento, etc.
Ø Confecção
do cartão e seleção das poesias e textos – formas de expressar (uso de
diferentes linguagens) seus sentimentos.
Ø Informações agregadas (informações sobre os autores) –
enriquecimento cultural, desenvolvimento do espírito de equipe, etc.
Ø Publicação do Estudo Interativo – socialização do conhecimento, fortalecimento dos vínculos afetivos da
comunidade educativa.
2- Gincana dos Pais
Organize uma gincana virtual com tarefas para os pais.
O objetivo dessa gincana será divulgar para eles os Serviços 24 horas, pois conhecendo esses serviços poderão
sugeri-los aos filhos, como lazer ou mesmo estudo.
As tarefas poderão ser criadas pelos alunos, devendo ser realizadas no
site e enviadas, por e-mail, para ............................ (uma pessoa da
escola).
Sugestões
de tarefas:
Ø identificar o nome da farinha de aipim no idioma Lingala do Congo. Dica :
Navegar no Caderno Especial Cultura
Afro-Brasileira;
Ø identificar o nome da música que se ouve no Caderno Especial Cultura Afro-Brasileira;
Para cada tarefa os alunos podem enviar dicas para os pais via e-mail.
O importante é criar um
regulamento no qual fiquem claros: o tempo
limite para envio das tarefas, para quem devem ser enviadas e como serão
pontuadas.
Sugere-se que esse regulamento
seja criado com os alunos, sendo publicado no Informativo.
O desfecho da Gincana pode
acontecer na escola, num momento de confraternização com todos os pais.
Sugere-se, ainda, que a escola
providencie um presente para o pai vencedor. Se isso não for possível, pode-se
providenciar um certificado de
participação.
Fotografar o passo-a-passo e
colocando as fotografias no Acontece.
Justificativa
pedagógica:
Ø Integrar os pais na proposta pedagógica da escola;
Ø incentivar a participação do pais nos estudos dos filhos, entre outras.
3- Bate-
Papo
Promover bate-papos entre pais e alunos
e entre pais, durante a semana comemorativa do Dia dos Pais.
Para essa atividade, é importante
definir um tema, determinar o tempo de
duração da conversa e agendar dia e
horário em que a turma do aluno, cujo pai foi convidado, possa participar.
Antes do bate-papo, sugere-se que um
professor ou orientador educacional apresente o tema à turma para levantar o que
gostariam de saber e selecionar algumas
perguntas para serem apresentadas no bate-papo. Atenção! Não há
necessidade de formulação prévia de todas as perguntas, pois, na hora do bate-
papo, outras surgirão naturalmente. Com essa dinâmica diminui-se aquele tempo
do “ Não sei o que perguntar!” que,
muitas vezes, torna a atividade desinteressante
para o convidado e para os alunos.
É interessante pedir uma foto do pai convidado e sua autorização
para publicação da mesma na chamada do bate-papo.
4- Oficina
Interativa
Promover oficinas em que pais e filhos,
no laboratório da escola, participem juntos de uma atividade, utilizando os
serviços oferecidos no site.
Para os pais da
Educação Infantil
Pais e filhos podem confeccionar os presentes. O material produzido seria
o presente do papai.
Para viabilizar esta atividade algumas
providências precisam ser tomadas como:
Ø agendar dia e horário;
Ø enviar convite impresso e via e-mail.,
pedindo confirmação de presença;
Ø ter
modelo, já confeccionado, de cada material sugerido;
Ø ter material em quantidade suficiente
para que os modelos possam ser escolhidos sem restrição (Solicitar a
participação dos alunos, trazendo materiais como as caixinhas de fósforo para a
produção do porta – tudo.);
Ø promover uma exposição do material
produzido pelas duplas - pai e filho(a);
Ø fotografar todos os momentos da
produção e da exposição dos modelos
confeccionados para colocar no Acontece;
Ø terminar o dia desta atividade com um
lanche de confraternização, produzido
pelos alunos num momento anterior a oficina.
Para os
pais do Ensino Fundamental
Esses pais podem trabalhar com uma Surpresa
já apresentada por nós em julho de 2002, Detetive.
Ø Apresentar esta atividade explicando
aos pais que o jogo fez parte de uma Surpresa
criada num outro momento, aproveitando-se a oportunidade para sugerir a
navegação nesta seção;
Ø promover, numa atividade lúdica, a
interação entre pais e filhos é o objetivo desta atividade;
Ø estipular horários de início e fim, com
algumas poucas prorrogações de tempo, tornará o jogo mais interessante;
Ø lembrar que o jogo pode ser usado
várias vezes;
Ø finalizar a atividade, como o proposto
na Educação Infantil, com uma
confraternização.
5- A
Profissão do meu Pai
Os alunos podem entrevistar seus pais
(em casa) a respeito de suas profissões e fazer uma apresentação em suas
turmas. Das profissões apresentadas, de acordo com o interesse, poderão ser
selecionadas algumas, sendo, então, esses profissionais/pais convidados para um
bate-papo no site com toda a turma ou série.
Pode-se ver a possibilidade de algumas
dessas entrevistas serem postadas na seção Profissionais
de Sucesso, no serviço Vestibular.
O objetivo desta atividade será a
valorização de profissões, partindo-se de uma relação afetiva mais próxima,
visando a constituição de uma verdadeira comunidade educativa.
Uma das justificativas pedagógicas a
ser apontada, neste caso, é a de que para o processo educacional quanto mais
proximidade com a relação familiar a escola tiver mais ganhos a criança terá na
sua formação social e intelectual.
Atividades gerais
Divulgar os artigos do Filhos e Pais
e Opinião de Especialista que sejam de interesse dos pais assim como, os
logs dos bate-papos anteriores.
O objetivo desta atividade será
contribuir com informações sobre vários assuntos, pretendendo auxiliar os pais
na tarefa de educar seus filhos e integrando-os à comunidade educativa. Assim,
destaca-se o papel da escola como instrumento complementar na formação integral
de seus filhos, como registra a LDB.
Divulgação
Organizar formas de divulgação é tarefa essencial para o sucesso dessas
atividades aqui sugeridas. E-mail? Informativo? Acontece? Mural da Sala de
Professores? Agenda da escola?
Importante
Ø As atividades e formas de divulgação
devem ser adaptadas à realidade de cada escola.
www.opetvirtual.com.br/cf/files/salaprof/arquivos/.../semana_pais2.doc
Nenhum comentário:
Postar um comentário