segunda-feira, 7 de abril de 2014

Sequencia de atividade - História em Quadrinhos: Inferência na leitura


Nesta sequência de atividades com Histórias em Quadrinhos, você poderá trabalhar com a busca por  pistas textuais, intertextuais e contextuais para ler nas entrelinhas (fazer inferências), ampliando a compreensão do texto

Um saber importante que integra a capacidade de ler com compreensão diz respeito a prestar
 atenção nos componentes formais do texto: 

a) sua estrutura composicional, isto é, sua
organização em partes; 
b) os recursos linguísticos que emprega (por exemplo: se usa o discurso direto ou
 discurso indireto; se usa muitos diminutivos; em que tempo estão os verbos que
utiliza; se usa gíria, ou uma linguagem coloquial, ou linguagem muito culta; se tem mais frases
curtas ou mais frases longas); 
c) os recursos expressivos e literários a que recorre, como rimas, linguagem figurada, jogos de palavras, etc. 

Tudo isso – a estrutura composicional, os recursos linguísticos e os literários – são elementos
 importantes da construção do sentido dos textos e da capacidade de ler com compreensão.
Nesse trabalho de construir sentido produzindo inferências, os alunos podem se lembrar de outros
 textos conhecidos, construindo pontes intertextuais, e também utilizar-se de conhecimentos
 que já têm (do tema, da sociedade em geral, da língua, de sua própria
experiência de vida). Ler nas entrelinhas, produzindo inferências é o jeito mais completo e mais
 gostoso de ler, porque proporciona ao leitor o prazer da descoberta, o sentimento de ser 
cúmplice do autor. É o que possibilita ao leitor dizer consigo mesmo: “Ah, então é isso!... 
Bem que eu desconfiei...” Os leitores iniciantes, ainda muito dependentes do processo de decodificação,
 precisarão mais da orientação do professor ou da professora para realizar inferências. 
Pode-se, por exemplo, recomendar-lhes buscar pistas auxiliares, como palavras em destaque,
 formatos gráficos e ilustrações; outras vezes poderá fazer uma leitura expressiva e completa do texto, 
com o objetivo de dirigir o foco para alguns elementos-chave para a compreensão.(Fonte: Pró letramento)

Nesta sequência você encontrará:

  • leitura e interpretação de história em quadrinhos;
  • onomatopeia;
  • trabalhando com os balões;
  • sinônimo e antônimo;
  • substantivo simples e composto; 

http://aprenderpelaexperiencia.blogspot.com.br/2013/08/historia-em-quadrinhos-inferencia-na.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário