quinta-feira, 3 de abril de 2014

RELATÓRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL - PROCEDIMENTOS

Para quem está precisando de ideias para fazer os relatórios dos alunos e para
 compreender melhor a importância da Avaliação na Educação Infantil..


http://portaleducacaoinfantil.blogspot.com.br/2013/05/avaliacao-na-educacao-infantil.html


Aspectos a serem observados  nos diferentes eixos curriculares:


 Comportamento social
  • Relaciona-se com os colegas, professores e demais profissionais da escola nas diversas situações do dia-a-dia;
  • Realiza suas brincadeiras preferidas (quais são, como participa dessas brincadeiras, precisa de intervenções nesses momentos, respeita combinados do grupo...);
  • Como soluciona conflitos (com autonomia, com insegurança...);
  • Demonstra atitudes críticas diante de momentos conflitantes;
  • Participação tímida durante as atividades em sala, embora tenha um bom relacionamento com todos os colegas;
  • Coopera com colegas e professora;
  • Apresenta cuidado com seus objetos pessoais;
  • Manifesta hábitos sociais (cumprimenta, agradece, desculpa-se; pede licença...);
  • Participa da roda da conversa;

Movimento
  • Participa com alegria das atividades que envolvem movimento com o corpo, ampliando a confiança em sua capacidade motora. 
  • Movimenta-se bem durante as brincadeiras ao ar livre: corre, pula , arrasta-se, pendura-se, etc, ampliando gradualmente o controle sobre o próprio corpo.
  • Valoriza suas conquistas corporais.
  • Demonstra confiança em suas possibilidades de ação e movimento.
  • Mantém o equilíbrio ao transportar objetos com as mãos.
  • Caminha sobre uma linha sem cair.
  • É capaz de coordenar a sua ação com a dos colegas quando o jogo requer.
 

Matemática
  • Identifica semelhanças e diferenças entre objetos e figuras.
  • Compara objetos e figuras de acordo com o tamanho.
  • Identifica os números.
  • Separa objetos de acordo com o numeral em destaque.
  • Identifica algumas formas geométricas, como círculo, triângulo e quadrado.
  • Interpreta o sentido dos termos: muito/pouco, dentro/fora.
  • Consegue  montar quebra-cabeças pequenos/grandes.
  • Identifica conjunto como um agrupamento de elementos.
  • Reconhece o zero como o numeral que corresponde ao conjunto vazio.
  • Memoriza e discrimina sequências, respeitando a ordem de sua apresentação.
  • Discrimina semelhanças e diferenças em detalhes, destacando as figuras que formam pares.

Linguagem oral e escrita
  • Aprecia ouvir histórias.
  • Está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e escrita;
  • Interpreta o texto escrito, relacionando-o com o que o acompanha (fotografia/embalagem);
  • Não faz relação entre o que fala e escreve;
  • Realiza as primeiras tentativas de interpretação e de registro da língua escrita.
  • Relata acontecimentos com riqueza de detalhes.
  • Identifica  o seu nome.
  • Identifica o nome dos colegas.
  • Reconhece as letras do alfabeto.
  • Identifica as vogais.
  • Consegue formar algumas sílabas, construindo palavras.

Artes plásticas e cênicas
  • Apresenta iniciativa e originalidade em suas produções;
  • Gosta de desenhar;
  • Interessa-se por diversos recursos artísticos;
  • Manuseia a massa de modelar com interesse;
  • Participa de jogos dramáticos assumindo diferentes papéis.
  • Aprecia brincadeiras de "faz de conta" com fantoches/fantasias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário