sexta-feira, 11 de abril de 2014

O CASO DA LAGARTA QUE TOMOU CHÁ DE SUMIÇO


O caso da lagarta que tomou um chá de sumiço from Rosemary Batista


Antes da leitura


Sensibilização dos estudantes através da observação da capa do livro;

Durante a leitura

Leitura da história realizada pelo professor com a utilização de slides;

Provocação de produção: 

Sem que os estudantes saibam o final da história, solicitar que respondam a seguinte problematização:

“O QUE PODE TER ACONTECIDO COM A LAGARTA?”

Depois da leitura:

• Leitura da história realizada pelos estudantes aos demais colegas;

• Relacionar imagens ou nomes dos personagens com falas presentes no texto da história;

• Reconstrução da história fragmentada em frases desorganizadas;

• Solucionar charadinhas envolvendo personagens do texto, exemplo:

Vivo bem ao mundo, pois devagar vou ao longe. Meu nome inicia com a letra P e termina com a. Quem sou?

Quem tem pernas para dar e vender, que o nome inicia com C?

• Completar as lacunas no texto da história;

• Após a leitura da história pense:

“ QUE OUTRA ESTRATÉGIA A CORUJA PODERIA TER UTILIZADO PARA RESOLVER ESTE MISTÉRIO?”

• Elaborar a lista dos animais da história com suas respectivas características;

• Estudar o processo de metamorfose das lagartas através de textos científicos;

• Realizar comparações entre os animais classificando-os de acordo com a espécie que pertencem;

• Montar um jogo de adivinhações envolvendo os animais da história e outros que desejarem. Os estudantes precisam apresentar aos colegas o seu animal respondendo a seguinte pergunta: “se eu fosse esse animal eu teria...”

• Criação de fichas técnicas dos animais da história ou outros estudados a partir dela;

• Resolução de problemas:

Se uma aranha tem 8 pernas. Quantas pernas têm três aranhas juntas?

• Releitura de obra de arte sobre animais;

• Utilizar o calendário para acompanhar os dias que demora para a lagarta sair do seu casulo;

 QUAIS COMPETÊNCIAS SÃO DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA?

• domínio de linguagens

• compreensão de fenômenos

• construção de argumentações

• solução de problemas

• elaboração de propostas 

QUAIS HABILIDADES SÃO DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DESTA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA CHEGARMOS AS COMPETÊNCIAS MENCIONADAS? 

• Ler;

• Interpretar;

• Compreender;

• Comparar;

• Pesquisar assuntos específicos;

• Socializar informações;

• Compartilhar ideias;

• Sistematizar conhecimentos adquiridos;

• Expressar-se oralmente com clareza;

• Realizar leitura crítica de imagens;

• Utilizar estratégias diferenciadas na solução de situações problemas;

http://acpeducativa.blogspot.com.br/2010/09/sequencia-didatica-sobre-exploracao-do.html





 https://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEix3nnpGKhs4pw24Z9UOR5UA94igfwfLiRI67FxNA6KIjmKMX8ifYIGRdO5vAWy7m8uqz2Z2O19T_Ayosv2z-9ouuOTpKOselZn9RQ6Yj7i82t9H_v1YTkCWWpy9vhUHs9aithsN0vopQhPqdzu_Vy0MdcwV3O5zQVseDB2PmM0ujieRt7UifybPdODBw

Nenhum comentário:

Postar um comentário