Relatório de Avaliação: É um instrumento qualitativo de cunho argumentativo, descritivo que contem relato da aprendizagem do aluno. quando bem escrito aponta claramente onde o aluno deve ser atendido, os avanços, as dificuldades e as ações do professor para a resolução dos possíveis problemas.
Relatório em grupo e em individual: O relatório inicia-se com o relato do trabalho realizado no semestre e o por quê da escolha dos temas e conteúdos selecionados em cada eixo de trabalho e por que eles serão desenvolvidos, explicitando nesta etapa a questão que se quer resolver - diagnóstico dos saberes do grupo-sua contribuição para a aprendizagem dos alunos e os resultados esperados. Na sequência é escrito o relato dos avanços e dificuldades de cada aluno.
Deve conter num relatório:
- AVANÇOS E DIFICULDADES DOS ALUNOS, SUAS HIPÓTESES INICIAIS E O QUE APRENDEU ;
- CAPACIDADE DE TRABALHO EM GRUPO;
- CAPACIDADE DO ALUNO DE RESOLVER CONFLITOS - PROBLEMAS;
- QUAIS AS INTERVENÇÕES QUE O PROFESSOR FAZ PARA AJUDAR O ALUNO A SUPERAR AS DIFICULDADES;
ADJETIVOS- NUM RELATO DESCRITIVO-ARGUMENTATIVO OS ADJETIVOS QUALIFICAM OU DESQUALIFICAM A PESSOA, EXEMPLOS: INTELIGENTE, EDUCADO,DISPERSO,ATIVO,INDEPENDENTE, ASSÍDUO, ETC POR ISSO PARA PRIMAR PELA QUALIDADE DO DOCUMENTO É PRECISO EVITÁ-LOS.
CRITÉRIOS PARA A ESCRITA DO RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO:
OBJETIVIDADE ( CLAREZA) - GARANTE A COMPREENSÃO E O ENTENDIMENTO DO TEXTO, É O PROFESSOR IR DIRETO AO ASSUNTO PRETENDIDO.
COERÊNCIA INTERNA - É A NÃO CONTRADIÇÃO DENTRO DO TEXTO;
COESÃO- PRESSUPÕE O USO DE CONECTIVOS, PALAVRAS QUE QUE FAZEM A LIGAÇÃO DAS FRASES, DAS SENTENÇAS, PARÁGRAFOS E QUE CONSTRÓI SIGNIFICADO AO TEXTO;
PERSONALIZAÇÃO- OS ALUNOS SÃO DIFERENTES E APRENDEM DE FORMA DIFERENTE, DOIS ALUNOS NÃO PERCORREM O MESMO PROCESSO EDUCATIVO DA MESMA FORMA. CADA ALUNO TEM O SEU RELATO;
- PRIORIZAR AS CITAÇÕES DAS HABILIDADES E NÃO DOS CONTEÚDOS;
- O DIAGNÓSTICO É UMA SITUAÇÃO ADIDÁTICA NÃO TEM INTERVENÇÃO DO PROFESSOR - É O CONTATO DA CRIANÇA COM O CONHECIMENTO EM QUESTÃO;
- PROPICIAR VÁRIAS ATIVIDADES PARA DIAGNOSTICAR O MESMO CONTEÚDO, PERMITINDO QUE AS CRIANÇAS COLOQUEM O SEU SABER EM VÁRIOS MOMENTOS;
FONTE DE REFERÊNCIA: FORTALECENDO AS PRÁTICAS EDUCATIVAS: CONCEITOS E REFLEXÕES A AVALIAÇÃO NA ESCOLA ORGANIZADA POR CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA - PROFESSORES FORMADORES SUELI BRITO, JOSÉ PAULO DA SILVA, IVONEI ANDRION
"ACREDITAMOS QUE O PROFESSOR É QUEM CRIA, PLANEJA, INVENTA SITUAÇÕES E ATIVIDADES DE FORMA QUE AS CRIANÇAS APRENDAM A LER E ESCREVER"
(ANA TEBEROSKY)
Nenhum comentário:
Postar um comentário