sábado, 15 de março de 2014

Projeto "Descobrimento" do Brasil



Projeto "Descobrimento" do Brasil



Terra à vista

Confira um projeto interdisciplinar que trabalhou o descobrimento do Brasil com todo o encantamento que a data merece

Por Juliana Lambert

Objetivos:
★ Compreender a importância das nossas raízes e incentivar o respeito às diferenças
Estimular a reflexão sobre as verdadeiras origens e como os antepassados foram importantes para o desenvolvimento do Brasil
Trabalhar o descobrimento do Brasil de maneira interdisciplinar (Artes, História, Geografia e Língua Portuguesa)

Faixa etária: 1º ao 5º ano 

Quem descobriu o Brasil? A resposta até pode estar na ponta da língua, mas como ir além do dia 22 de abril de 1500 e do feito de Pedro Álvares Cabral? As educadoras Maristael Palasios e Lindalva Maria Rodrigues, da Escola Municipal Manoel Joaquim Gonçalves, de Rialma (GO), encontraram o caminho para o aluno vivenciar um dos capítulos mais importantes da nossa história. “O principal objetivo do projeto Descobrimento de um Brasil Multicolorido é fazer com que o aluno compreenda a importância das nossas raízes e respeite as diferenças, valorizando o índio que habitava o Brasil antes da chegada dos portugueses”, comenta Maristael.

Para envolver os alunos na descoberta da Terra de Santa Cruz – atual cidade de Porto Seguro (BA) e primeiro nome dado ao Brasil –, as educadoras recorreram ao humor dos bonecos de fantoche, a uma peça de teatro encenada pelas crianças, a imagens e clipes que retratam monumentos históricos e à pesquisa sobre diferentes versões do descobrimento. “Também usamos a história em quadrinhos para estimular a leitura e a escrita e fazer com que o aluno transforme o aprendizado em algo concreto”, acrescenta a professora de Goiás.

Segundo Maristael, o projeto também desenvolveu potencialidades artísticas e resgatou valores: “Ao encenar o descobrimento do Brasil, os alunos demonstraram a alegria dos portugueses ao avistar novas terras e valorizaram a participação do índio na construção e na cultura de um país multicolorido. A turma entendeu que as diferenças devem ser respeitadas e podem ser um motivo a mais para a nossa união”. Acompanhe as atividades do projeto Descobrimento de um Brasil Multicolorido e inspire-se!


Dica de leitura!

 Cabral Coleção Saga de Heróis Desde sua partida até a primeira missa realizada em solo brasileiro, são contados todos os contratempos, tragédias e manobras que aconteceram até Pedro Álvares Cabral chegar ao Brasil.

Autor: Walter Vetillo
Ilustrações: Eduardo Vetillo 
Assunto: 
vida e contribuições dos heróis brasileiros para a história do nosso país
Editora: Escala Educacional Preço: R$ 19,90
Onde encontrar: www.escalaeducacional.com.br



Vamos colorir um Brasil multicolorido? (1º e 2º ano)

1. Selecione alguns desenhos que representem o descobrimento e faça cópia em número suficiente para os alunos. 2. Peça para a turma colorir os desenhos. 3. Após a atividade, aproveite para falar sobre as diferentes raças que compõem o Brasil.

De Portugal para o Brasil (1º ao 3º ano)


1. Selecione imagens de monumentos históricos portugueses, com o objetivo de mostrar as origens do Brasil e de onde veio Pedro Álvares Cabral.

2. Introduza imagens da Terra de Santa Cruz (Porto Seguro – BA) para mostrar o local da chegada dos portugueses.

3. Promova um debate sobre o que mais chamou a atenção nas imagens e vídeos.

4. Incentive o registro das descobertas.

Dica esperta!

Antes de começar a montagem e os ensaios da peça, discuta com os alunos sobre as roupas e hábitos da época, sugira materiais que possam ser usados no cenário e no figurino dos personagens. Não se esqueça de valorizar cada personagem, sobretudo o índio.

Vamos vivenciar o descobrimento? (4º e 5º ano)

1. Reúna a turma e proponha que vivenciem o descobrimento do Brasil em uma peça de teatro.
2. Em conjunto com os alunos, elabore um texto curto e fácil de ser interpretado com as principais informações do descobrimento.
3. Solicite uma pesquisa sobre hábitos e costumes da época.
4. Peça que escolham suas funções no espetáculo. Lembre que o trabalho vai muito além do palco e serão necessários figurinistas, uma equipe para cuidar da divulgação, outra para pesquisar a trilha sonora mais adequada, um grupo para buscar opções de cenário e por aí vai.

História em quadrinhos (4º e 5º ano)

1. Com o objetivo de desenvolver a leitura e a escrita por meio da observação do senso crítico do aluno, sugira a confecção de uma história em quadrinhos. Pode ser apenas uma tirinha que narre um momento importante do descobrimento.
2. Mostre as diferenças do gênero (os textos são mais curtos e diretos, representados com balões e os desenhos precisam ser atrativos e retratar a cena descrita com fidelidade).
3. Promova a troca de tirinhas para que todos possam ler e apreciar o trabalho do outro.
4. Ao final, coloque as tirinhas em um mural na classe ou no pátio para valorizar o trabalho dos alunos.

Móbile de caravelas (1º ao 5º ano)

Materiais:

• Papel kraft
• Cartolina branca
• Papel color set vermelho
• Palito de churrasco
• Linha de bordado
• Cola
• Tesoura




1. Cole três palitos de churrasco formando a armação do móbile.
2. Recorte os moldes de barco, vela e cruz vermelha para a frente e o verso das caravelas.
3. Cole os dois lados da caravela com a linha de bordado no meio.
4. Amarre as caravelas na armação de palitos de churrasco.
5. Amarre três linhas no centro da armação de palitos para prender o móbile onde desejar.

Carta de Pero Vaz de Caminha (4º e 5º ano)
1. Na aula de português, utilize o texto da Carta de Pero Vaz de Caminha, enviada a Dom Manuel (rei de Portugal) para mostrar a importância da escrita em nossas vidas.

2. Ressalte que foi por meio dela que os portugueses ficaram sabendo as maravilhas da terra descoberta

. 3. Aproveite para abordar a importância do documento histórico e do registro por meio da escrita.

Dica esperta!
A carta pode render um trabalho interdisciplinar em sala de aula e envolver as disciplinas de História, Português, Geografia, Artes e até Religião.


fonte:http://revistaguiafundamental.uol.com.br/professores-atividades/84/imprime213695.asp



Achamento do Brasil: intencional ou não?




O Descobrimento do Brasil é um dos temas mais discutidos da nossa história.

 Tu já ouviste falar que o Brasil não foi descoberto por acaso? O que achas disso?
E quanto ao nome Brasil, quantos e quais nomes foram dados à nossa terra antes de se optar por BRASIL?
Em que ano aconteceu a “descoberta” e como foram os acontecimentos? 

Vamos pesquisar!

  A Carta de Pero Vaz de Caminha fala em “achamento” destas terras, não fala em “descobrimento”ou “casualidade”. Tudo indica que, realmente, procuravam alguma terra, e a acabaram “achando”...  Era 22 de Abril  de 1500. Depois de 44 dias de viagem, a frota de Pedro Álvares Cabral vislumbrava terra...
  
Segue os links e viaja pela história do Brasil!!!








ATIVIDADES:








* Pinte de vermelho a rota planejada por Cabral.
* Pinte de verde a rota de Cabral.(segundo a história que os "ventos o desviaram" e acabou descobrindo o Brasil)
http://www.smartkids.com.br/
3) Hora do Conto:   Livro: FAZ MUITO TEMPO (Ruth Rocha)
4) Trabalhando o descobrimento...
a) Quem habitava o Brasil antes dele ser descoberto?
b) Qual a data do Descobrimento do Brasil?
c) Qual o primeiro nome que nossa terra recebeu?
d) Por que nossa terra foi chamada de Brasil?
e) Em sua opinião, o Brasil foi descoberto ou invadido? Justifique:

































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