MÚSICA
E MOVIMENTO
Silêncio
é um recipiente dentro do qual é colocado um evento musical. Por este motivo há
a necessidade de preparar um ambiente adequado para as crianças vivenciarem
todos os parâmetros da música.É a partir do silêncio tanto externo quanto
interno que a música e toda a sua gama de intensidade é apreciada e produzida.
Murray
Schafer (1991)
Tema: Descobrindo
os sons e movimentos do mundo.
Eixos
trabalhados: música e movimento
Infantil-
II
Duração:
Primeiro semestre
Objetivos
didáticos:
·
Explorar e identificar elementos da música
para se expressar, interagir com os outros e ampliar o conhecimento de mundo;
·
Perceber e expressar sensações e sentimentos
através das músicas;
·
Ampliar o repertório musical;
·
Ampliar as possibilidades expressivas do
próprio movimento utilizando gestos diversos e ritmos corporais;
·
Desenvolver memória musical;
·
Controlar gradualmente o próprio movimento,
aperfeiçoando e ajustando suas habilidades motoras.
·
Desenvolver relações sociais e afetivas
através das atividades de música e movimento.
Conteúdos:
CONCEITUAIS
·
Conhecimento de vários estilos musicais
comparando ritmos, timbres, tonalidades entre outras características;
·
Exploração da linguagem corporal para
explorar sons e ritmos diversos.
PROCEDIMENTAL
·
Apreciação musical
·
Memorização das letras das músicas
·
Participação em situações de identificação de
elementos sonoros do dia a dia
·
Utilização de gestos para cantar
expressando-se livremente
·
Percepção de estruturas rítmicas para
expressar-se corporalmente por meio da dança e outros movimento
ATITUDINAIS
·
Valorização e respeito em relação às
conquistas pessoais – em relação ao movimento – e o gosto musical de cada um.
·
Incentivo à criação e a livre expressão
musical e motora.
DESENVOLVIMENTO
1-Roda
de conversa
Em roda de conversa falar com os
alunos sobre os sons, para que servem como seriam viver sem eles. O que faz
barulho?
Sugestão
-
Propor para eles a experiência de parar e ouvir os barulhos do ambiente e do
próprio corpo.
2-Apreciação
de músicas e movimentos diversos
A cada semana a
professora utilizará um cantor/ compositor para ouvir para ouvir.
Sugestão - Durante
esta atividade coletiva trará gêneros diversos, ex: MPB, clássica,
instrumental, cantigas de roda, sons da natureza, etc... e junto com a apreciação musical irá propor aos alunos
movimentos que expressem ritmos, timbres, tonalidades , etc...
3-Identificar
sons e movimentos dos animais
A professora irá apresentar um CD,
DVD ou outros recursos que mostrem os movimentos do animal e sons produzidos
por este.
Sugestão –
Coral dos animais, brincadeiras como: Senhor caçador.
4-Identificar
os sons e movimentos de elementos da natureza
A professora irá apresentar um CD,
DVD ou outros recursos que mostrem os movimentos de elementos da natureza e
sons produzidos por eles.
Sugestão:
CD’s diversos e dvd´s.
5-Brincar
com músicas utilizando a linguagem corporal
Dinâmicas realizadas
pela professora que explorará músicas variadas e diferentes tonalidades,
ritmos, gestos e expressões corporais.
Sugestão –
brincadeiras; Vamos passear na floresta? ; Rodas e brincadeiras cantadas.
6-Conhecendo
instrumentos musicais.
A professora vai
apresentar diferentes instrumentos musicais e seus sons incentivando os alunos
a explorá-los.
Sugestão
-
Utilizar instrumentos da bandinha ou construir instrumentos como chocalho e
tambor.
Avaliação
Ocorrerá durante o desenvolvimento
das atividades quando a professora deverá observar a participação, interesse
dificuldades e conquistas de cada aluno, e incentivá-los onde tiverem mais
dificuldades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário