sexta-feira, 7 de março de 2014

MÚSICA E MOVIMENTO INFANTIL

                             MÚSICA E MOVIMENTO





Silêncio é um recipiente dentro do qual é colocado um evento musical. Por este motivo há a necessidade de preparar um ambiente adequado para as crianças vivenciarem todos os parâmetros da música.É a partir do silêncio tanto externo quanto interno que a música e toda a sua gama de intensidade é apreciada e produzida.
Murray Schafer (1991)




                                          
Tema: Descobrindo os sons e movimentos do mundo.
Eixos trabalhados: música e movimento
Infantil- II
Duração: Primeiro semestre

Objetivos didáticos:
·         Explorar e identificar elementos da música para se expressar, interagir com os outros e ampliar o conhecimento de mundo;
·         Perceber e expressar sensações e sentimentos através das músicas;
·         Ampliar o repertório musical;
·         Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento utilizando gestos diversos e ritmos corporais;
·         Desenvolver memória musical;
·         Controlar gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando e ajustando suas habilidades motoras.
·         Desenvolver relações sociais e afetivas através das atividades de música e movimento.

Conteúdos:

CONCEITUAIS

·         Conhecimento de vários estilos musicais comparando ritmos, timbres, tonalidades entre outras características;
·         Exploração da linguagem corporal para explorar sons e ritmos diversos.



PROCEDIMENTAL

·         Apreciação musical
·         Memorização das letras das músicas
·         Participação em situações de identificação de elementos sonoros do dia a dia
·         Utilização de gestos para cantar expressando-se livremente
·         Percepção de estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio da dança e outros movimento

ATITUDINAIS
·         Valorização e respeito em relação às conquistas pessoais – em relação ao movimento – e o gosto musical de cada um.
·         Incentivo à criação e a livre expressão musical e motora.

DESENVOLVIMENTO
1-Roda de conversa
            Em roda de conversa falar com os alunos sobre os sons, para que servem como seriam viver sem eles. O que faz barulho?
Sugestão - Propor para eles a experiência de parar e ouvir os barulhos do ambiente e do próprio corpo.

2-Apreciação de músicas e movimentos diversos
A cada semana a professora utilizará um cantor/ compositor para ouvir para ouvir.
Sugestão - Durante esta atividade coletiva trará gêneros diversos, ex: MPB, clássica, instrumental, cantigas de roda, sons da natureza, etc... e junto com a  apreciação musical irá propor aos alunos movimentos que expressem ritmos, timbres, tonalidades , etc...

3-Identificar sons e movimentos dos animais
            A professora irá apresentar um CD, DVD ou outros recursos que mostrem os movimentos do animal e sons produzidos por este.
Sugestão – Coral dos animais, brincadeiras como: Senhor caçador.

4-Identificar os sons e movimentos de elementos da natureza
            A professora irá apresentar um CD, DVD ou outros recursos que mostrem os movimentos de elementos da natureza e sons produzidos por eles.
Sugestão: CD’s diversos e dvd´s.
5-Brincar com músicas utilizando a linguagem corporal
Dinâmicas realizadas pela professora que explorará músicas variadas e diferentes tonalidades, ritmos, gestos e expressões corporais.
Sugestão – brincadeiras; Vamos passear na floresta? ; Rodas e brincadeiras cantadas.

6-Conhecendo instrumentos musicais.
A professora vai apresentar diferentes instrumentos musicais e seus sons incentivando os alunos a explorá-los.
Sugestão - Utilizar instrumentos da bandinha ou construir instrumentos como chocalho e tambor.
Avaliação
            Ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades quando a professora deverá observar a participação, interesse dificuldades e conquistas de cada aluno, e incentivá-los onde tiverem mais dificuldades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário