sábado, 22 de março de 2014

Explorando os sólidos geométricos com os pequenos

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Explorando os sólidos geométricos com os pequenos

Objetivos 
- Compreender propriedades básicas dos sólidos geométricos.
- Conhecer o nome de alguns sólidos.
Conteúdo específico 
Sólidos geométricos.

Tempo estimado 

Cinco aulas.

Material necessário 
Caixas de papelão e objetos de tamanhos e formas variados (retangulares, 
cilíndricos, em forma de prisma etc.).

Desenvolvimento 
- 1ª etapa 
Realize uma atividade de levantamento de informações sobre os sólidos
 apresentando as caixas e os objetos que você levou para a classe e fazendo
 perguntas: quantos lados tem cada uma?
Alguma delas tem lados iguais?
 Quais são mais parecidas entre si? Por quê?
 Quais são as mais adequadas
 para empilhar? Como se chamam?

- 2ª etapa 
Divida a classe em grupos de quatro crianças.
 Entregue a cada um caixas e objetos e lance o desafio:
construir a torre mais alta possível com o material disponível.
 Explique que, para a torre não cair, eles devem debater entre
 si e levar em conta a forma com que os objetos têm de ser usados.
 Durante a tarefa, você pode propor algumas questões:
como posicionar um cilindro para fazer que a pilha continue a subir?
 Uma embalagem de CD fica mais alta de pé ou deitada?
 Qual o melhor jeito para manter o equilíbrio?
 Verifique o critério usado pelas crianças para
 classificar as figuras e usá-las na construção.

- 3ª etapa 
Para refletir sobre a etapa anterior, proponha que a turma
examine as duas construções. Na torre campeã,
que tipos de caixa foram usados? Por que ela ficou mais alta?
 Como conseguiu sustentar o equilíbrio? Se uma das torres tiver caído,
 leve a classe a entender o porquê. Quais caixas foram usados na base?
 Eles estavam apoiados nos lados mais largos ou mais finos?
 Em que medida isso fez diferença?

- 4ª etapa 
Reúna novamente os objetos e as caixas e organize um novo jogo:
agora, um dos grupos terá de pegar, no menor tempo possível,
o sólido descrito pelo outro grupo.
 A dificuldade consiste em não poder apontar o objeto.
 Se a criança sentir dificuldade, intervenha, perguntando,
 por exemplo, quantos lados tem o objeto, se são iguais etc.

- 5ª etapa 
Registre num cartaz as perguntas mais importantes
 que a turma formulou para diferenciar um sólido do outro.
 Com base nessas diferenças, apresente os nomes de alguns sólidos
 (cubo, paralelepípedo, cilindro, esfera, pirâmide e prisma são os principais)
e proponha às crianças jogar de novo -
dessa vez, relembrando as perguntas e os novos nomes aprendidos.
 No fim, promova uma reflexão coletiva: ficou mais fácil jogar com as novas dicas?

Avaliação 
Avalie a evolução de cada criança em termos da caracterização
 dos diferentes sólidos e do vocabulário específico
 (verifique, por exemplo,
se indicativos genéricos do tipo "aquele ali"
 e "a figura pontuda" foram substituídos po
r outros mais próximos da linguagem geométrica).
Se a turma apresentar dificuldades, retome as atividades
com algumas variações, trabalhando com duplas,
 em vez de grupos, e propondo desafios diferentes,
 como localizar a pirâmide, em vez do cubo, no meio dos sólidos.
Consultoria: Priscila Monteiro
Coordenadora da formação em Matemática da prefeitura de São Caetano do Sul,
 SP, e formadora do projeto Matemática É D+.

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/
explorando-solidos-427706.shtml

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