Explorando os sólidos geométricos com os pequenos
Objetivos
- Compreender propriedades básicas dos sólidos geométricos.
- Conhecer o nome de alguns sólidos.
Conteúdo específico
Sólidos geométricos.
Tempo estimado
Cinco aulas.
Material necessário
Caixas de papelão e objetos de tamanhos e formas variados (retangulares,
cilíndricos, em forma de prisma etc.).
Desenvolvimento
- 1ª etapa
Realize uma atividade de levantamento de informações sobre os sólidos
apresentando as caixas e os objetos que você levou para a classe e fazendo
perguntas: quantos lados tem cada uma?
Alguma delas tem lados iguais?
Quais são mais parecidas entre si? Por quê?
Quais são as mais adequadas
para empilhar? Como se chamam?
- 2ª etapa
Divida a classe em grupos de quatro crianças.
Entregue a cada um caixas e objetos e lance o desafio:
construir a torre mais alta possível com o material disponível.
Explique que, para a torre não cair, eles devem debater entre
si e levar em conta a forma com que os objetos têm de ser usados.
Durante a tarefa, você pode propor algumas questões:
como posicionar um cilindro para fazer que a pilha continue a subir?
Uma embalagem de CD fica mais alta de pé ou deitada?
Qual o melhor jeito para manter o equilíbrio?
Verifique o critério usado pelas crianças para
classificar as figuras e usá-las na construção.
- 3ª etapa
Para refletir sobre a etapa anterior, proponha que a turma
examine as duas construções. Na torre campeã,
que tipos de caixa foram usados? Por que ela ficou mais alta?
Como conseguiu sustentar o equilíbrio? Se uma das torres tiver caído,
leve a classe a entender o porquê. Quais caixas foram usados na base?
Eles estavam apoiados nos lados mais largos ou mais finos?
Em que medida isso fez diferença?
- 4ª etapa
Reúna novamente os objetos e as caixas e organize um novo jogo:
agora, um dos grupos terá de pegar, no menor tempo possível,
o sólido descrito pelo outro grupo.
A dificuldade consiste em não poder apontar o objeto.
Se a criança sentir dificuldade, intervenha, perguntando,
por exemplo, quantos lados tem o objeto, se são iguais etc.
- 5ª etapa
Registre num cartaz as perguntas mais importantes
que a turma formulou para diferenciar um sólido do outro.
Com base nessas diferenças, apresente os nomes de alguns sólidos
(cubo, paralelepípedo, cilindro, esfera, pirâmide e prisma são os principais)
e proponha às crianças jogar de novo -
dessa vez, relembrando as perguntas e os novos nomes aprendidos.
No fim, promova uma reflexão coletiva: ficou mais fácil jogar com as novas dicas?
Avaliação
Avalie a evolução de cada criança em termos da caracterização
dos diferentes sólidos e do vocabulário específico
(verifique, por exemplo,
se indicativos genéricos do tipo "aquele ali"
e "a figura pontuda" foram substituídos po
r outros mais próximos da linguagem geométrica).
Se a turma apresentar dificuldades, retome as atividades
com algumas variações, trabalhando com duplas,
em vez de grupos, e propondo desafios diferentes,
como localizar a pirâmide, em vez do cubo, no meio dos sólidos.
Consultoria: Priscila Monteiro
Coordenadora da formação em Matemática da prefeitura de São Caetano do Sul,
SP, e formadora do projeto Matemática É D+.
http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/4-a-6-anos/
explorando-solidos-427706.shtml
Objetivos
- Compreender propriedades básicas dos sólidos geométricos.
- Conhecer o nome de alguns sólidos.
Conteúdo específico
Sólidos geométricos.
Tempo estimado
Cinco aulas.
Material necessário
Desenvolvimento
- 1ª etapa
Realize uma atividade de levantamento de informações sobre os sólidos
apresentando as caixas e os objetos que você levou para a classe e fazendo
perguntas: quantos lados tem cada uma?
Alguma delas tem lados iguais?
Quais são mais parecidas entre si? Por quê?
Quais são as mais adequadas
para empilhar? Como se chamam?
- 2ª etapa
Divida a classe em grupos de quatro crianças.
Entregue a cada um caixas e objetos e lance o desafio:
construir a torre mais alta possível com o material disponível.
Explique que, para a torre não cair, eles devem debater entre
si e levar em conta a forma com que os objetos têm de ser usados.
Durante a tarefa, você pode propor algumas questões:
como posicionar um cilindro para fazer que a pilha continue a subir?
Uma embalagem de CD fica mais alta de pé ou deitada?
Qual o melhor jeito para manter o equilíbrio?
Verifique o critério usado pelas crianças para
classificar as figuras e usá-las na construção.
- 3ª etapa
Para refletir sobre a etapa anterior, proponha que a turma
examine as duas construções. Na torre campeã,
que tipos de caixa foram usados? Por que ela ficou mais alta?
Como conseguiu sustentar o equilíbrio? Se uma das torres tiver caído,
leve a classe a entender o porquê. Quais caixas foram usados na base?
Eles estavam apoiados nos lados mais largos ou mais finos?
Em que medida isso fez diferença?
- 4ª etapa
Reúna novamente os objetos e as caixas e organize um novo jogo:
agora, um dos grupos terá de pegar, no menor tempo possível,
o sólido descrito pelo outro grupo.
A dificuldade consiste em não poder apontar o objeto.
Se a criança sentir dificuldade, intervenha, perguntando,
por exemplo, quantos lados tem o objeto, se são iguais etc.
- 5ª etapa
Registre num cartaz as perguntas mais importantes
que a turma formulou para diferenciar um sólido do outro.
Com base nessas diferenças, apresente os nomes de alguns sólidos
(cubo, paralelepípedo, cilindro, esfera, pirâmide e prisma são os principais)
e proponha às crianças jogar de novo -
dessa vez, relembrando as perguntas e os novos nomes aprendidos.
No fim, promova uma reflexão coletiva: ficou mais fácil jogar com as novas dicas?
Avaliação
Avalie a evolução de cada criança em termos da caracterização
dos diferentes sólidos e do vocabulário específico
(verifique, por exemplo,
se indicativos genéricos do tipo "aquele ali"
e "a figura pontuda" foram substituídos po
r outros mais próximos da linguagem geométrica).
Se a turma apresentar dificuldades, retome as atividades
com algumas variações, trabalhando com duplas,
em vez de grupos, e propondo desafios diferentes,
como localizar a pirâmide, em vez do cubo, no meio dos sólidos.
- Compreender propriedades básicas dos sólidos geométricos.
- Conhecer o nome de alguns sólidos.
Conteúdo específico
Sólidos geométricos.
Tempo estimado
Cinco aulas.
Material necessário
Caixas de papelão e objetos de tamanhos e formas variados (retangulares,
cilíndricos, em forma de prisma etc.).
Desenvolvimento
- 1ª etapa
Realize uma atividade de levantamento de informações sobre os sólidos
apresentando as caixas e os objetos que você levou para a classe e fazendo
perguntas: quantos lados tem cada uma?
Alguma delas tem lados iguais?
Quais são mais parecidas entre si? Por quê?
Quais são as mais adequadas
para empilhar? Como se chamam?
- 2ª etapa
Divida a classe em grupos de quatro crianças.
Entregue a cada um caixas e objetos e lance o desafio:
construir a torre mais alta possível com o material disponível.
Explique que, para a torre não cair, eles devem debater entre
si e levar em conta a forma com que os objetos têm de ser usados.
Durante a tarefa, você pode propor algumas questões:
como posicionar um cilindro para fazer que a pilha continue a subir?
Uma embalagem de CD fica mais alta de pé ou deitada?
Qual o melhor jeito para manter o equilíbrio?
Verifique o critério usado pelas crianças para
classificar as figuras e usá-las na construção.
- 3ª etapa
Para refletir sobre a etapa anterior, proponha que a turma
examine as duas construções. Na torre campeã,
que tipos de caixa foram usados? Por que ela ficou mais alta?
Como conseguiu sustentar o equilíbrio? Se uma das torres tiver caído,
leve a classe a entender o porquê. Quais caixas foram usados na base?
Eles estavam apoiados nos lados mais largos ou mais finos?
Em que medida isso fez diferença?
- 4ª etapa
Reúna novamente os objetos e as caixas e organize um novo jogo:
agora, um dos grupos terá de pegar, no menor tempo possível,
o sólido descrito pelo outro grupo.
A dificuldade consiste em não poder apontar o objeto.
Se a criança sentir dificuldade, intervenha, perguntando,
por exemplo, quantos lados tem o objeto, se são iguais etc.
- 5ª etapa
Registre num cartaz as perguntas mais importantes
que a turma formulou para diferenciar um sólido do outro.
Com base nessas diferenças, apresente os nomes de alguns sólidos
(cubo, paralelepípedo, cilindro, esfera, pirâmide e prisma são os principais)
e proponha às crianças jogar de novo -
dessa vez, relembrando as perguntas e os novos nomes aprendidos.
No fim, promova uma reflexão coletiva: ficou mais fácil jogar com as novas dicas?
Avaliação
Avalie a evolução de cada criança em termos da caracterização
dos diferentes sólidos e do vocabulário específico
(verifique, por exemplo,
se indicativos genéricos do tipo "aquele ali"
e "a figura pontuda" foram substituídos po
r outros mais próximos da linguagem geométrica).
Se a turma apresentar dificuldades, retome as atividades
com algumas variações, trabalhando com duplas,
em vez de grupos, e propondo desafios diferentes,
como localizar a pirâmide, em vez do cubo, no meio dos sólidos.
Consultoria: Priscila Monteiro
Coordenadora da formação em Matemática da prefeitura de São Caetano do Sul,
SP, e formadora do projeto Matemática É D+.
Coordenadora da formação em Matemática da prefeitura de São Caetano do Sul,
SP, e formadora do projeto Matemática É D+.
explorando-solidos-427706.shtml
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