quinta-feira, 13 de março de 2014

ERA UMA VEZ UM GATO XADREZ - REESCREVER A HISTÓRIA

 Reescrever a história

 “Era uma vez um gato xadrez” através

 de quadros de tangram.

Objetivos:
a)    Conhecer a história, refletir sobre os valores que ela traz, trabalhar a leitura e escrita e, utilizando o tangram, refazer a história.
b)    Trabalhar a leitura, a escrita, valores e arte.
c)    Montar um livrinho de história.


Era uma vez um gato xadrez
Bia Villela





















 
Material: cartolina branca, Bloco Ecocores 21 cores, giz de cera, lápis de cor, canetinhas hidrográficas, cola branca, olhos móveis, tesoura e régua.
 
Modo de fazer:
a)    Faça um quadrado de cada cor com o papel Ecocores 21 cores na medida 10x10cm. Recorte em sete partes (Tangram).
b)    Crie um gato com cada tangram. Cole-o sobre um retângulo de papel Ecocores 21 cores (escolha uma cor que tenha contraste com a cor do gato).
c)    Faça acabamentos com giz de cera, lápis de cor ou canetinhas hidrográficas. Cole os olhos móveis.
d)    Escreva o verso relativo ao gato que foi montado em cada quadro.
e)    Corte a cartolina ao meio (horizontal). Cole várias partes (meias cartolinas) para fazer uma grande (base do livrinho sanfonado). 
f)    Cole os quadros com os gatos para montar a história. Dobre como uma sanfona para que o “livro” fique sanfonado.
Conteúdos trabalhados: cores, linhas, formas, bidimensão, divisão de figura geométrica, composição, ângulos, sobreposição, contraste e equilíbrio.  
Técnicas trabalhadas: Recorte e colagem

Possibilidades de trabalho:
-    Peça aos alunos que leiam o livrinho “Era uma vez um gato xadrez” de Bia Villela.
-    Converse sobre as cores dos gatos, sobre as rimas da história, sobre os sentimentos e atitudes que a trama mostra e a leveza apresentada pela autora na apresentação de cada gato.
-    Observem os traços utilizados pela autora no decorrer da história.
-    Fale sobre o Tangram (quadrado que dividido em 7 partes possibilita criar inúmeras figuras, inclusive gatos).
-    Ensine seus alunos a fazerem um tangram. Recortadas as partes, peça que montem um gato que você propuser.
-    Diga para cada criança que crie o seu gato em uma posição diferente daquela que aprenderam inicialmente. A cabeça é sempre o quadrado, os dois triângulos menores são as orelhas. As outras peças servirão para montar o corpo, patas e rabo.
-    Se forem alunos do Ensino Fundamental I, peça que criem versos diferentes daqueles que a história apresenta.
-    Com todos os trabalhos prontos, monte um livro sanfonado com versos inéditos e gatos feitos com tangram de todas as cores.
-    Sente com os alunos e peça que relatem o que aprenderam durante a atividade desde a leitura inicial do livro até a montagem do livro sanfonado.
-    Sugira que leiam outros livros dessa autora.

                                                                                Ivete  Raffa
                                                                    Arte educadora e pedagoga
                                                                    www.iveteraffa@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário